Histórias locais pautam atividades de alunos em PG | aRede
PUBLICIDADE

Histórias locais pautam atividades de alunos em PG

Explorando as lendas da Gralha Azul e a lenda da Vila Velha, a turma do quarto ano A da Escola Municipal Professora Haydeê Ferreira de Oliveira produziu uma reinterpretação e um texto coletivo sobre as histórias

As atividades envolveram produções textuais elaboradas pelos alunos
As atividades envolveram produções textuais elaboradas pelos alunos -

João Gabriel Vieira

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Os alunos do quarto ano A da Escola Municipal Professora Haydeê Ferreira de Oliveira, orientados pela professora Adriane Aparecida Alves Fogaça, desenvolveram atividades relacionadas ao folclore brasileiro, abordando lendas locais.

Segundo a docente, as atividades tiveram início com a abordagem do gênero textual lenda, onde os alunos puderam expor seus conhecimentos prévios, relacionados ao tema e personagens que conheciam. Para aprimorar os conhecimentos expostos, a professora propôs que fossem explorados as lendas locais da Gralha Azul e a lenda da Vila Velha.

“Para o conhecimento da lenda da Gralha Azul, foram utilizados recursos como textos, imagens e sons de pássaros, para despertar a curiosidade e imaginação dos alunos. Em seguida, foi elaborado um texto coletivo e ilustrado”, explicou Adriane.

GALERIA DE FOTOS

  • As atividades envolveram produções textuais elaboradas pelos alunos
    As atividades envolveram produções textuais elaboradas pelos alunos
  • As atividades envolveram produções textuais elaboradas pelos alunos
    As atividades envolveram produções textuais elaboradas pelos alunos
  

Já para a lenda da Vila Velha, a educadora explicou que foram utilizados, como recursos, vídeos e imagens da cidade de pedras. “Nesta ocasião, os alunos realizaram individualmente a reescrita do texto e ilustraram conforme o fragmento que mais gostaram da lenda. As crianças ficaram orgulhosas de suas produções, as quais foram expostas no painel da turma, em comemoração ao mês do folclore”, comentou.

A docente completou afirmando que atividades que envolvem a cultura local, instigam as crianças a saber mais sobre o meio em que vivem e são de fundamental importância para os alunos conhecerem mais da história do local e sintam-se parte dele.

Acesse o blog da Escola Haydeê Ferreira

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE