Alunos de Ipiranga trabalham a empatia com auxílio do Vamos Ler e Continental
Com a realização de dinâmicas práticas, a turma do quinto ano A da Escola Rural Municipal Indalécio Lemes Galvão abordou a empatia e a autoconfiança
Publicado: 23/08/2023, 14:59
Os alunos do quinto ano A da Escola Rural Municipal Indalécio Lemes Galvão, coordenados pela professora Debora Monalisa Ribeiro Neves, realizaram uma atividade utilizando mídias digitais, aproveitando as videoaulas produzidas pelo projeto Vamos Ler - Geração Digital, Continental e Instituto Mundo Melhor que falam sobre a empatia e a importância da autoconfiança.
Segundo a docente, os vídeos tiveram bastante relevância, tanto em sala de aula, quanto em todo ambiente escolar, impactando também fora dele. “Os alunos puderem refletir sobre atitudes que nos auxiliam para o autoconhecimento, práticas essas que trazem boas convivências, reforçando valores como autoconfiança, cooperação, respeito, dialogo e empatia com o próximo”, comentou Debora.
Após assistirem aos vídeos e dialogar através de uma roda de conversa, os educandos realizaram uma dinâmica onde cada um recebeu um balão contendo dentro um papel com o nome de um sentimento escrito. “O aluno presenteava um colega com aquele balão, o colega estoura e falava o que aquele sentimento significava para ele, alguns deles foram a paz, a alegria, a confiança, o amor, o medo, a tristeza e a raiva”, contou a educadora.
GALERIA DE FOTOS
A professora também relatou que a dinâmica trouxe resultados positivos, pois os alunos puderam falar o que estavam sentindo e foi notório a empatia dos colegas, com troca de abraços e cuidado, tornando a convivência em sala de aula mais agradável e respeitosa.
“Destaquei a importância de falar sobre nossos sentimentos, de confiar no próximo e em nós mesmos, valorizando o próximo em suas particularidades, respeitando as diferenças, aprendendo a se colocar no lugar do outro e procurando sempre praticar uma boa conivência. É de grande importância trabalhar sobre essas questões no ambiente escolar, reforçando sempre os aspectos positivos que cada aluno tem e como nossas atitudes fazem a diferença para estarmos em um ambiente de paz e harmonia”, complementou Debora.