Operário é tema de exposição organizada por alunos em PG
Com o intuito de reconhecer a agremiação como patrimônio histórico da cidade, os educandos do quinto ano da Escola Municipal Professora Ecléa dos Passos Horn realizaram uma série de estudos relacionados a equipe e a formação de Ponta Grossa
Publicado: 18/08/2023, 15:37
A turma do quinto ano da Escola Municipal Professora Ecléa dos Passos Horn, supervisionada pela professora Rosmeri Aparecida Eidam Teixeira, desenvolveu um projeto em homenagem ao bicentenário de Ponta Grossa. Segundo a docente, cada turma ficou responsável por um tema e a classe do quinto ano teve como pauta o Operário Ferroviário. “Iniciamos o projeto assistindo a videoaula do projeto Vamos Ler sobre a história e a formação do município de Ponta Grossa. Durante a conversa sobre o tema, perguntei aos alunos se o Operário, time de futebol da nossa cidade, também era um patrimônio histórico. Então começamos a analisar questões que foram surgindo, como se a agremiação fazia parte da história da nossa cidade, se era um símbolo da nossa cidade e se a representava. Diante dessa conversa, as crianças compreenderam que sim, o time do Operário é um patrimônio histórico de Ponta Grossa”, explicou a professora.
GALERIA DE FOTOS
Na sequência dos trabalhos, em casa, os alunos desenvolveram pesquisas para compartilhar com os colegas em sala. Posteriormente foram trabalhadas a história do surgimento do time e as curiosidades e conhecimentos trazidos pelas crianças para a aula. “Destacamos alguns itens que marcaram a existência e acontecimentos importantes sobre o time da nossa cidade. Depois, realizamos um sorteio para cada criança construir uma maquete sobre o item sorteado. As crianças foram muito criativas e realizaram um excelente trabalho”, contou Rosmeri.
A educadora também contou que no projeto foram utilizamos o Laboratório de Aprendizagem Criativa (LAC) em parceria com a professora Makelly Kaoane dos Santos Salamucha. Lá, as crianças desenvolveram um projeto de construção do ônibus do Operário e montaram um circuito que lhe deu movimento. “Essas atividades foram apresentadas em uma feira aberta a comunidade escolar, na qual tivemos o privilégio de receber alguns jogadores do Operário que vieram abrilhantar ainda mais nosso evento, assim como o vice-prefeito Saulo Vinicius Hladyszwski, o vereador Divo e toda a comunidade escolar”, complementou a docente.