Ação em Guamiranga aborda sistema monetário brasileiro
‘Mercadinho’ do 4º ano B da Escola do Campo Professora Ester Alves de Oliveira Rech ajudaram a elucidar, de forma prática e teórica, conteúdos voltados às finanças
Publicado: 08/08/2023, 13:57
O sistema monetário brasileiro foi tema de uma ampla dinâmica realizada pelos alunos do 4º ano B Escola Municipal do Campo Professora Ester Alves de Oliveira Rech, em Guamiranga. A professora da turma, Franciele Pontarolo, comenta que o trabalho ocorrido em 28 de junho contou com ações escritas no livro didático Ápis Mais e outras atividades retiradas na internet nos dias anteriores.
“Depois das atividades escritas, surgiu o interesse dos alunos de utilizarem as notas impressas de dinheiro que vêm no final do livro didático. Assim, ficou combinado com a turma de montar um mercadinho. Todos empenhados na realização dessa atividade, ficou combinado de todos trazerem de casa embalagens de produtos usados, como embalagens de alimentos e higiene pessoal. A pesquisa de preços foi realizada em forma de perguntas, com os pais e responsáveis, e também na internet, pois nos dias atuais muitas coisas são compradas online”, destaca a docente.
A educadora relata que, no dia do mercadinho, houve muita disposição das crianças, ajudando na organização dos materiais trazidos por ele, montado um mini banco, que serviu para troca de cédulas e moedas por um cartão, de crédito/débito, com o valor que cada educando achou que seria suficiente para gastar nas compras do mercado. Complementando, Franciele cita que os alunos fizeram rodízios para que todos pudessem ajudar no caixa e na troca do dinheiro pelo cartão.
“No caixa, puderam interagir com o dinheiro e também usar o raciocínio lógico para somar e subtrair valores para dar o troco certo. Nesta etapa, foram usadas calculadoras para auxiliar e dar mais agilidade no processo. Esta atividade lúdica foi muito divertida e importante, os alunos aprenderam brincando e também puderam auxiliar uns aos outros com seus conhecimentos, uma maneira de aprender mais”, conclui a professora.
Acesse o blog escolar da Escola do Campo Professora Ester Alves de Oliveira Rech clicando aqui.