Atividade trabalha a cultura local com alunos de PG
A turma do quinto ano da Escola Municipal Prefeito Cláudio Mascarenhas realizou uma entrevista com uma antiga moradora da região, com o intuito de conhecer mais sobre as origens do local
Publicado: 04/08/2023, 13:50
Os alunos do quinto ano da Escola Municipal Prefeito Cláudio Mascarenhas, orientados pela professora Janete Aparecida dos Santos, conversavam sobre a importância dos registros históricos, que mostram, no futuro, como tudo começou. “Como tudo era antes e como é agora. Os avanços, as inovações, os acontecimentos, fatos que nos mostram a importância das pessoas para o progresso de um local”, comentou a docente.
Na sequência, pensando nos 200 anos de Ponta Grossa, a professora e seus alunos resolveram investigar sobre a escola e o nome do lugar onde está localizada. “Gentilmente solicitamos uma conversa com a senhora Zaíra de Aparecida Sukoski, moradora no lugar há aproximadamente 36 anos”, explicou a educadora. Ainda segundo Janete, a senhora Zaíra tem 79 anos e no final do mês completará 80. “Dona Zaíra nos contou que quando ela era criança, estudava na Escola Cláudio Mascarenhas e os tropeiros faziam parada num lugar chamado Restinga. Sempre passavam por ali e nesse lugar tinha muitos pinheiros e um que se sobressaía pelo seu tamanho. Então nasceu “Pinheirinhos”, o lugar onde está nossa escola e que também foi escola da senhora Zaíra, mais conhecida como Dona Nena”, contou Janete.
GALERIA DE FOTOS
Durante a atividades, os alunos realizaram uma entrevista com a moradora do bairro, e a senhora contou que na época em que passou pela Escola Cláudio Mascarenhas ela era apenas uma simples casa. “Ali funcionava do primeiro ano até o terceiro, todos juntos e com apenas duas irmãs que eram professoras”, complementou Zaíra.
Com a entrevista, os alunos conseguiram compreender mais sobre a história e formação do local que frequentam diariamente, conhecendo também mais sobre a história de Ponta Grossa.