PUBLICIDADE

Projeto em Castro explora Três Poderes e proporciona eleição

Uso da videoaula do Vamos Ler sobre a função do presidente, iniciativa Parlamentar Jovem e escolha de ‘alunos-vereadores’ movimentou quarto ano da Escola Doutor Jahyr Lopes

Sistema eleitoral contou com elementos típicos de um pleito, como urnas e mesários; entrevista ampliou conhecimento
Sistema eleitoral contou com elementos típicos de um pleito, como urnas e mesários; entrevista ampliou conhecimento -

Dhiego Tchmolo

@Siga-me

O 4º ano A da Escola Municipal Doutor Jahyr Lopes, em Castro, da professora Leticia Milek Weinert, pôde trabalhar e conhecer um pouco mais sobre os Três Poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário. Segundo a docente, a premissa partiu com auxílio do livro didático de Geografia acerca do assunto, com os educandos lendo e mostrando seus conhecimentos do conteúdo, bem como a utilização da videoaula do Vamos Ler – Geração Digital intitulada ‘Presidente: quais as principais incumbências deste líder?’.

“Com esse vídeo, os alunos puderam perceber quais são as obrigações de um presidente e sanaram algumas dúvidas. Os estudantes também aprenderam que toda cidade tem seus vereadores e prefeito. Através do material disponibilizado pela equipe da Escola Judiciária Eleitoral do Paraná, para o desenvolvimento do Projeto Parlamento Jovem, os alunos aprenderam o que é política e como são escolhidos os nossos representantes. O projeto trouxe alguns partidos fictícios, onde os alunos foram afiliados, e cada partido pôde escolher dois estudantes para serem candidatos a vereadores da escola”, relata a educadora.

Assim, para entender melhor as funções de um vereador, Leticia cita que houve o convite a José Otavio Nocera, popularmente conhecido como Zé Nocera, para uma entrevista, com os alunos perguntando sobre sua função. Na volta à sala, houve apresentação das propostas dos candidatos, bem como o início de sua campanha. Para o entendimento de como funciona todo o processo eleitoral, a turma tiveram uma palestra com o Doutor Carlos Educardo Udenal, juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Paraná.

“O projeto Parlamento Jovem propõe que sejam eleitos vereadores da escola através de uma eleição e, para isso, foi necessário que alguns alunos fossem até o Fórum Eleitoral, para entender como seria o processo eleitoral na escola e como utilizar a urna eletrônica. Os alunos dos terceiros, quartos e quintos anos receberam um título de eleitor para que pudessem realizar a eleição dos vereadores da escola”, complementa a professora.

Por fim, na escola, houve a montagem de uma sessão eleitoral, com mesários e urna eletrônica, onde os educandos vivenciaram como é participar de uma eleição e entender a importância de votar com consciência, conforme cita a educadora. Houve a eleição de três alunos vereadores da escola que elaborarão propostas com auxílio de colegas e comunidade escolar em geral, apresentando-as na Câmara Municipal, acompanhando algumas sessões no Legislativo.

“Durante os trabalhos, os alunos puderam compreender melhor como funciona uma eleição e entender como devemos pensar na escolha dos candidatos. Foi muito gratificante observar como os estudantes se comprometeram e buscaram aprender ainda mais”, conclui Milena.

Acesse o blog escolar da Escola Doutor Jahyr Lopes clicando aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE