Projeto aborda trabalho infantil e reciclagem em Teixeira Soares
Durante dois meses, quinto ano A da Escola do Campo Machado de Assis pôde unir ambos conceitos por meio de iniciativa do Ministério Público do Trabalho; professora exalta resultados
Publicado: 21/06/2023, 09:00
O 5º ano A da Escola Municipal do Campo Machado de Assis, em Teixeira Soares, pôde unir dois conceitos indispensáveis nos dias atuais e de grande relevância: o combate ao trabalho infantil e o incentivo à reciclagem. A professora da turma, Valdinéia Aparecida Mendes Pires, comenta deu início ao projeto do Ministério Público do Trabalho (MPT), que une os dois conceitos.
“Abordei durante dois meses seguidos com os alunos, onde trabalhei com textos de dois gêneros: poesia, englobando o tema trabalho infantil e o incentivo à reciclagem. O trabalho contou com a presença conjunta da família, envolvendo-os no trabalho sobre reciclagem de forma correta”, destaca a docente.
GALERIA DE FOTOS
A educadora cita que turma também realizou vários trabalhos em sala de aula, produzindo poesias, abordando os temas e, em 12 de junho, dia dedicado no combate ao trabalho infantil, os alunos construíram um brinquedo, o cata-ventos, que representa a infância e é considerado símbolo da campanha contra este abuso.
“Trouxeram até a escola material reciclável para ser descartado no lugar correto, nas lixeiras do colégio, as quais foram inauguradas pelos próprios alunos. As lixeiras foram compradas pelo diretor do Colégio Estadual Claudinei de Souza”, complementa Valdinéia.
Por fim, a professora cita que no mesmo dia foi encerrado o projeto com vídeos sobre o incentivo à reciclagem de forma correta, bem como outro dizendo não ao trabalho infantil. “Foi um trabalho árduo, porém muito gratificante”, conclui a educadora, que se coloca orgulhosa dos seus alunos e alunos, relatando que teve a certeza que ficou um grande aprendizado para a vida toda das crianças.
Acesse o blog escolar da Escola do Campo Machado de Assis clicando aqui.