Preservação da água estimula produções em Reserva | aRede
PUBLICIDADE

Preservação da água estimula produções em Reserva

Maquetes e cartazes, bem como estudo e utilização de materiais diversificados, trouxeram importância de cuidar deste recurso natural no 4º ano vespertino da Escola Elvira Rosas

VÍDEO
Dinâmica teve grande repercussão em sala de aula | Autor: Divulgação

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O tema água foi tema de estudos e reflexões no 4º ano vespertino da Escola Elvira Rosas, em Reserva. Segundo a coordenadora pedagógica Gislene Batista de Oliveira, o trabalho contou com textos de uma revista ofertada por um programa local, iniciando com a leitura dos materiais bases.

“Durante a leitura, a professora regente da turma, Delair de Andrade Edeling, foi elucidando e aplicando atividades variadas para a compreensão do ciclo da água e os processos que o caracterizam, do conceito da bacia hidrográfica e como o desmatamento, a falta de proteção do solo e a impermeabilização urbana, com o uso excessivo de asfalto e concreto, são fatores que prejudicam a infiltração da água e comprometem o ciclo hidrológico, afetando negativamente o volume e a qualidade dos rios”, aponta a educadora.

A pedagoga também cita que, na sequência, Delair sensibilizou os alunos para a questão ‘será que os recursos naturais podem acabar?’. Assim, em pequenos grupos, a turma discutiu e formulou respostas para a pergunta. No final das aulas ministradas, conforme relata Gislene, os alunos expuseram seu aprendizado por meio de maquetes, construídas em casa com ajuda dos familiares, utilizando isopor, caixa de papelão, outros materiais. Ainda, houve a confecção de cartazes, expostos na sala de aula com participação de todos os educandos.

“Como descrito nesse relato, a mobilização dos conhecimentos prévios dos alunos a respeito do tema influenciará fortemente novas aprendizagens, tornando-as mais significativas. A professora regente descreveu que a abordagem do tema com estratégias significativas do conteúdo atingiram os objetivos propostos e principais, como: fomentar empatia pela natureza e seus recursos naturais, estimular os alunos a continuarem aprendendo ao sair da escola, favorecendo o ‘apreender a aprender’, e principalmente o desenvolvimento da autonomia”, conclui a coordenadora pedagógica.

Acesse o blog escolar da Escola Elvira Rosas clicando aqui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE