Turma de PG participa de campanha de conscientização no trânsito
A classe do quarto ano B da Escola Municipal Professora Glacy Camargo Sêcco realizou uma série de atividades pautadas pelo movimento Maio Amarelo, que visa conscientizar motoristas e pedestres
Publicado: 07/06/2023, 15:13
Os alunos do quarto ano B da Escola Municipal Professora Glacy Camargo Sêcco, orientados pela professora Kely Cristina Panizzon, realizaram durante todo o mês de maio atividades alusivas ao Maio Amarelo. Segundo relato da educadora, o projeto começou com uma pesquisa que os alunos trouxeram de casa sobre o tema, onde explicaram que em 11 de maio de 2011, a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito, com isso, o mês de maio se tornou referência mundial para conscientização das ações no trânsito.
Os alunos também pesquisaram o porquê da cor amarela, que segundo os criadores do movimento o amarelo simboliza alerta e advertência no trânsito. “Em conversa com os alunos foi percebido que eles não compreendiam essas informações adquiridas da cor amarela, e não sabiam que a cor tinha um significado importante no trânsito”, explicou a docente.
Dessa forma, o primeiro objetivo do projeto era ajudar os alunos a ter uma compreensão ampla sobre o trânsito. A professora explicou que foi percebido que os alunos tinham pouco conhecimento de que os pedestres fazem parte do trânsito, e nesse sentido foram desenvolvidas várias atividades que permitissem aos estudantes sentirem-se pertencentes ao trânsito. Foi iniciado uma roda de conversa com os alunos, e a partir deste movimento, foram relatadas ações que eles percebem que acontecem no trânsito.
Os alunos realizaram vários relatos, através de vídeos assistidos, e perceberam a importância do uso do cinto de segurança, para todos que estão dentro do veículo, a relevância das sinalizações das placas, e que a bebida alcoólica se torna um risco muito grande no trânsito. Também foram confeccionadas placas de trânsito, que os alunos levaram para casa para pesquisar seus significados, e maquetes com materiais reciclados para apresentação para toda a escola. “Os alunos se revezaram para explicar a importância do uso do cinto de segurança, placas encontradas nas vias do bairro e outras placas que fazem parte para sinalização do trânsito”, comentou a professora.
GALERIA DE FOTOS
Ainda segundo Kely, todo este trabalho surgiu com o propósito de conscientizar e chamar a atenção dos familiares e contribuir com a formação dos futuros motoristas, com o intuito de diminuir o alto índice de acidentes de trânsito em todo o mundo.
“Com este projeto desenvolvido na escola, acreditamos que teremos futuros motoristas mais conscientes, pedestres mais atentos, e principalmente todo o conhecimento adquirido foi compartilhado com os familiares dos alunos, tornando o trânsito um lugar mais seguro”, complementou a professora.