Aula sobre bacias hidrográficas e rios do PR ocorre em Reserva | aRede
PUBLICIDADE

Aula sobre bacias hidrográficas e rios do PR ocorre em Reserva

Construção prática de elementos dos temas abordados, bem como visão espacial do mapa hidrográfico paranaense, movimentaram os quartos anos B e C da Escola Coronel Rogério Borba

Diversas etapas dos aspectos geográficos permearam atividade da turma
Diversas etapas dos aspectos geográficos permearam atividade da turma -

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Os quartos anos B e C da Escola Municipal Coronel Rogério Borba, em Reserva, da professora Vera Lucia Cionek Campos, trabalharam sobre os rios do Paraná e bacia hidrográfica – esta última, construída na prática. Segundo a docente, o principal material de suporte foi a ‘Cartilha Pingo d’Água’, fornecida para todas classes de quarto ano por meio do Projeto Caiubi, da Klabin, com um rico conteúdo dinâmico e fácil absorção pelos educandos.

“As turmas estudaram o ciclo da água, a circulação da água na terra, bem como a bacia hidrográfica do Rio Tibagi da qual fazemos parte. Oportunizei a construção da bacia hidrográfica na prática, usando folhas verdes de árvores, em especial as maiores, facilitando a visualização dos elementos de uma bacia hidrográfica, como: rio principal, afluentes, várzea montante, jusante e foz”, aponta a educadora.

Outro ponto que Vera explica que a utilização dos alunos de folha verde, colocando sobre ela uma folha de papel sulfite, riscando com giz de cera, o que trouxe um esboço perfeito de uma bacia hidrográfica. Ainda, utilizaram o mapa hidrográfico do Paraná e um impresso, que representava o curso do Rio Tibagi dentro do estado, bem como as regiões que ele permeia.

“Viram onde fica a nascente do Rio Tibagi, no sul do Paraná, bem como seus afluentes e onde é a sua foz, no Rio Parapanema. Perceberam também que o Rio Reserva, que corre próximo a nossa escola, é afluente do Rio Imbaú, que por sua vez desagua no Rio Tibagi”, complementa a professora.

Por fim, a docente cita que os alunos identificaram a importância da cultura indígena no estado, o significado do Rio Tibagi, que significa ‘rio do pouso’ na língua tupi-guarani. “E, assim, finalizamos mais uma etapa do conteúdo do 4º ano, relacionando-o diretamente ao meio ambiente as fontes de água do Paraná”, conclui a educadora.

Acesse o blog escolar da Escola Coronel Rogério Borba clicando aqui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE