PUBLICIDADE

Variação linguística é tema de atividades no Sagrada

A turma do sexto ano do Colégio Sagrada Família de Palmeira trabalhou questões ligadas a expressões típicas do Paraná com o intuito de valorizar a variação linguística

Os alunos apresentaram expressões utilizadas em seu dia a dia como atividade final
Os alunos apresentaram expressões utilizadas em seu dia a dia como atividade final -

João Gabriel Vieira

@Siga-me

Os alunos do sexto ano do Colégio Sagrada Família de Palmeira, orientados pela professora Meriliane de Lima, realizaram uma atividade envolvendo a variação linguística e os sotaques presentes na fala do povo brasileiro.

O trabalho consistiu em uma roda de conversa com os alunos onde foram expostas algumas expressões típicas do Paraná e questionamentos como: Vocês consomem vina ou salsicha? Preferem um biscoito ou uma bolacha? Com isso os alunos foram apresentando expressões que costumam utilizar no dia a dia. Relataram que algumas expressões aprenderam com os pais e os avós.

Com a conversação, os alunos foram percebendo a importância da variação linguística. “Reforçamos a ideia da importância do respeito à variação linguística, para evitar também o preconceito. Os alunos ainda foram convidados a explicar com suas próprias palavras termos como “piá”, “apure”, “ade”, “estar feito”, “chato de galocha”, “japona”, “gambiarra”, “capaz mesmo”, entre outras. Foi interessante também o processo de reconhecimento das expressões e suas equivalências na formalidade. Os alunos interagiram muito e conseguiram contribuir o tempo todo”, explicou a educadora.

Em seguida, a proposta de atividade consistia em observar a presença da variação linguística no dia a dia e identificar algumas das mais recorrentes variações utilizadas por seus familiares, para em sala reproduzir a expressão e explicá-la.

Acesse o blog do Colegío Sagrada Família de Ponta Grossa

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE