Dinâmica com sílabas tônicas amplia ensino em Guamiranga | aRede
PUBLICIDADE

Dinâmica com sílabas tônicas amplia ensino em Guamiranga

Proposta no 4º ano B da Escola do Campo de Boa Vista envolveu método mais lúdico e acessível para estudar componentes da Língua Portuguesa

Imersão no conteúdo foi proporcionado com ludicidade
Imersão no conteúdo foi proporcionado com ludicidade -

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Uma ação no 4º ano B da Escola Municipal do Campo de Boa Vista, em Guamiranga, sob coordenação da professora Franciele Pontarolo, contou com atividades de produção de texto e classificação das sílabas tônicas. A docente comenta que o trabalho em 14 de março e 10 de abril teve ênfase em métodos lúdicos, bem como a classificação de oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas, além de textos produzidos.

“Anteriormente a esta atividade lúdica, foi passada uma explicação sobre o tema da aula e os alunos falaram o que já sabiam sobre o assunto. O objetivo da atividade lúdica foi chamar a atenção dos alunos, trazendo um maior interesse na aprendizagem da escrita e acentuação de palavras. E, os alunos ficaram livros para perguntarem sobre o tema da aula”, aponta a educadora.

GALERIA DE FOTOS

  • Alunos participaram ativamente da proposta
    Alunos participaram ativamente da proposta
  • Alunos participaram ativamente da proposta
    Alunos participaram ativamente da proposta
  • Alunos participaram ativamente da proposta
    Alunos participaram ativamente da proposta
  • Alunos participaram ativamente da proposta
    Alunos participaram ativamente da proposta
  

Franciele explica que a aula começou com amostra do material confeccionada por ela própria: caixinhas de papel pintadas com cores primárias e separadas pelas classificações das silabas tônicas. Em cada caixa havia várias palavras relacionada a sua tonicidade, onde cada aluno pegou um dado confeccionado e lançou – com cada lado do objeto relacionado a uma classificação de tonicidade.

“Conforme o lado do dado que caia, cada aluno pegava sua palavra e ditava para o restante da sala escrever no caderno, fazendo assim um ditado de palavras. Após o ditado, os alunos produziram um texto usando algumas das palavras que foram ditadas. Em outro momento, os papéis foram colocados fora das caixas, no qual cada criança pegou uma palavra e ditou para a turma. Depois de ditar a palavra, o aluno classificava e colocava na caixinha correta das classificações”, complementa a professora.

Por fim, a docente destaca que foi uma atividade importante para a turma, levando maior interesse pela escrita e leitura das palavras e dos textos. “Os alunos se mostraram entusiasmados em participar, visto que a atividade estava em forma de brincadeira. Esta atividade será realizada mais vezes durante todo o ano, uma vez que é uma forma de aprendizado que agradou aos alunos”, conclui a educadora.

Acesse o blog escolar da Escola do Campo de Boa Vista clicando aqui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE