Sistemas do corpo humano são temas de aula em Ipiranga
A turma realizou atividades práticas e teóricas visando desenvolver seus conhecimentos sobre o sistema respiratório
Publicado: 11/04/2023, 17:20
A turma do quinto ano A da Escola Rural Municipal Indalécio Lemes Galvão, coordenados pela Professora Debora Monalisa Ribeiro Neves inovaram nos recursos pedagógicos durante os estudos sobre o funcionamento do sistema respiratório. Após as abordagens iniciais sobre conhecimentos teóricos e atividades diferenciadas sobre os sistemas do corpo humano, a educadora propôs a seus alunos a construção de um simulador do sistema respiratório utilizando materiais recicláveis.
Os alunos utilizaram garrafas plásticas de água de 500 ml, massinha de modelar, bexigas, fitas e canudos para a confecção do mini sistema respiratório. “Dessa forma os alunos puderam vivenciar na prática e compreender de maneira mais clara o funcionamento desse sistema, reconhecendo as funções dos órgãos que o compõem e também identificando os movimentos de inspiração e expiração de ar nos pulmões, compreendendo assim a troca gasosa que ocorre nesse processo entre o oxigênio e o gás carbônico”, explicou a professora.
GALERIA DE FOTOS
“A utilização de recursos desse gênero incrementaram a construção de aprendizagem do assunto tratado na aula de Ciências, pois os alunos se sentiram mais entusiasmados a participar da aula e alcançar os objetivos propostos, se tornando o centro do processo de ensino/aprendizagem, destacando assim a importância de conhecer o sistema respiratório e os órgãos que os compõem. A aula foi bastante atrativa, tornando nítido o aprendizado dos alunos, que se divertiram e ao mesmo tempo aproveitaram novos recursos pedagógicos para embasar seus conhecimentos em sala de aula e fora dela, onde puderam refletir sobre os cuidados que devemos ter para obter uma boa saúde respiratória. Com certeza essa aula ficará registrada na memória dos alunos de forma construtiva e positiva, pois foi bastante divertida e de grande aprendizado”, complementou Debora.