PUBLICIDADE

Universo celular proporciona amplo trabalho em Castro

Estudo sobre as células, confecção de maquetes e explicações aos colegas acerca da temática foram alguns momentos protagonizados pelo 5º ano B da Escola José Nery Carneiro Napoli

Trabalho, de ponta a ponta, contou com colaboração e entusiasmo da turma
Trabalho, de ponta a ponta, contou com colaboração e entusiasmo da turma -

Dhiego Tchmolo

@Siga-me

O 5º ano B da Escola Municipal José Nery Carneiro Napoli, em Castro, da professora Rosi Aparecida Ferreira Leal, desenvolveu um trabalho voltado às células na disciplina de Ciências. Segundo a docente, para deixar as aulas mais interessantes, despertando a curiosidade e a pesquisa, foi realizada a leitura de textos, com vídeos e atividades acerca do conteúdo.

“(O trabalho) teve como desafio a confecção e reprodução do esquema da célula animal em forma de uma maquete, tendo como objetivo de identificar na maquete as estruturas básicas da célula, fixando de maneira lúdica os nomes dessas estruturas, promovendo profundidade no conteúdo”, relata a docente.

Segundo a educadora, a turma ficou feliz com o desafio lançado, com atividades práticas que os alunos gostam, junto aos questionamentos que viriam – tudo com preparo prévio. Assim, foram mostradas imagens de sugestões de como as atividades poderiam ser realizadas, com observação, questionamento, ideias, como em relação ao material mais apropriado para a realização da dinâmica.

“A turma foi dividida em grupos e combinaram quais materiais trariam para a realização da maquete. Uma questão muito importante que foi levada em conta seria a de poder organizarem e dividirem as tarefas, podendo trabalhar em conjunto, onde todos pudessem dar a sua contribuição, sem que sobrecarregassem os demais colegas, trabalhando a responsabilidade”, comenta Rosi.

No dia da aula, relembraram as estruturas que fazem parte da célula animal, conversando sobre o que é maquete, função, além de imagem na TV para abordar o tema. A atividade, explana a professora, começou tranquila, com ajuda mútua e interativa dos grupos, além de auxílio da docente nas dúvidas e com suporte para utilizar o material escolhido.

“Os alunos foram orientados, durante a atividade, a identificaram e nomearam as representações das estruturas da célula e, após finalizarem, apresentaram para os demais sua maquete explicando o que utilizaram para representar essas estruturas”, destaca a educadora.

A turma expôs as maquetes no corredor, para os demais colegas acompanharem suas produções. Rosi pontua que a atividade foi muito produtiva, trouxe curiosidade de outras classes da escola que, por meio dos elementos expostos, pediram orientação do quinto ano B, que prontamente explicava. Para complementar, a professora cita que as outras crianças ficaram encantadas com capricho e organização da turma – bem como as explicações que ocorreram aos demais educadores e funcionários da escola.

“Os alunos ficaram muito empolgados com todo trabalho. O trabalho em grupo foi muito rico, trouxe a troca de experiências e saberes, questionamentos que foram sanados durante a aula e pesquisados na internet em fontes confiáveis para que chegássemos nas respostas corretas. A aprendizagem ocorreu no momento da avaliação realizada de forma oral e por escrita, deixando como resultado o trabalho teórico e prático da turma. Reforçando que o aluno aprende aquilo que ouve, vê e pratica”, conclui a docente.

Acesse o blog escolar da Escola José Nery Carneiro Napoli clicando aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE