JM desenvolve habilidades linguísticas em Jaguariaíva
Professora do 5º ano A da Escola Dalva de Azevedo Delgado destaca importância do Jornal da Manhã em sala de aula para ampliar horizontes dos alunos em vários pontos
Publicado: 17/03/2023, 13:30
O 5º ano A da Escola Municipal Dalva de Azevedo Delgado, em Jaguariaíva, utilizou de exemplares do Jornal da Manhã para aprimoramento das habilidades linguísticas dos alunos. A professora Regiane da Silva Machado destaca que as atividades desenvolvidas com a turma permitiram que os alunos desenvolvessem questões como leitura e escrita, além de terem a notícia em mãos para ler e interpretar fatos.
“A turminha utilizou notícias locais, regionais, nacionais e internacionais, entretenimento, cultura, turismo, entre outras. Os principais objetivo para trabalhar com o jornal foram: compreender as características do gênero notícia, identificando as características do gênero em questão; produção de uma notícia; esclarecimento e identificação dos fatos e fake news”, aponta a docente.
GALERIA DE FOTOS
Houve o envolvimento dos alunos em um significativo trabalho, conta a educadora, com repasse de conceitos importantes como responsabilidade, organização, disciplina e comprometimento. “Além disso, o jornal é uma excelente maneira de ajudar os estudantes no treino e no aprimoramento da escrita, da leitura e da comunicação”, elenca Regiane.
Outros pontos foram o trabalho com o tema principal da notícia, desenvolvendo a ortografia, leitura, escrita e oralidade com os alunos, além da professora citar que o uso do jornal como instrumento pedagógico dentro da sala da aula é uma ferramenta prática para motivar o ensino, com o estudo e leitura dentro de um contexto e proposta bem-sucedidos e motivadores.
“Quando o aluno começa a integrar com o jornal, muitas vezes ele está assumindo a sua primeira grande responsabilidade. O estudante terá a chance de desenvolver as suas habilidades para trabalhar em equipe, aprendendo a gerenciar o seu tempo e a cumprir prazos também fora da sala de aula, permitindo uma maior interação”, complementa a educadora.
Por fim, a docente fala que o jornal reflete valores, ética, cidadania, por meio de vários temas, tornando-se um aparelho importante para o educando estar colocado e inserido na vida social por meio do meio de comunicação. “Explorar o jornal em sala de aula com os estudantes torna as aulas mais significativas, pois desenvolve a interdisciplinaridade, no qual os estudantes compreenderam a leitura de mundo sem sair da sala de aula”, conclui Regiane.
Acesse o blog escolar da Escola Dalva de Azevedo Delgado clicando aqui.