Música leva conteúdo artístico sobre Dia da Mulher a Reserva
Aspectos gramaticais, além das abordagens históricas e reflexivas, foram amplamente abordadas no 4º ano A da Escola Coronel Rogério Borba
Publicado: 15/03/2023, 08:30
O Dia Internacional da Mulher, entre os dias 7 a 9 de março, foi trabalhado no 4º ano A da Escola Coronel Rogério Borba, em Reserva, por meio do gênero ‘música’. A professora Manoelina Aparecida Martins conta que o tema é de praxe sempre neste mês, englobando o histórico de lutas das mulheres por seus direitos. Assim, utilizou a música ‘Mulher’, de Erasmo Carlos, com ênfase nas conquistas adquiridas ao longo do tempo, desde a criação da data.
“O trabalho foi desenvolvido dentro dos objetivos propostos, com leitura coletiva da música impressa, áudio da música cantada, análise da mesma com interpretação e exploração gramatical visando, através da verbalização da professora regente, a importância das conquistas da mulher dentro do contexto da sociedade. O presente trabalho desenvolvido teve início no dia 7 de março, com a antecipação e verbalização do tema para os educandos da escola, toda a qual foi dividida por etapas”, elenca a docente.
GALERIA DE FOTOS
Segundo a educadora, a primeira etapa teve início com oração diária, fala da diretora e coordenadora acerca da importância da data comemorativa, bem como o trabalho que seria desenvolvido pela turma. Assim, elas orientaram os alunos, que “fizeram a oração colocando como intenção as mulheres que fazem parte da vida diária de cada um – mãe, professoras e coleguinhas de classes”, conforme relata Manoelina.
“Na segunda etapa, após a realização do trabalho escrito e a conscientização dos educandos sobre o tema, os mesmos tiveram a iniciativa, juntamente com a professora de Arte para parabenizar as mulheres, de montarem um mural sobre a data citada, no qual teve a participação da coordenadora cantando o refrão da música em homenagem a todas as mulheres que fazem parte do contexto da escola e do cotidiano de cada educando”, complementa a professora.
Para fechar, a docente cita a parceria com as profissionais diretiva e pedagógica, tanto neste, quanto em outros projetos desenvolvidos na escola. Manoelina avalia que esta temática “teve seu objetivos atingidos com a conscientização dos educandos como um todo”, além de citar que “mulher do sexo frágil existe sim no refrão da música analisada e trabalhada”.
Acesse o blog escolar da Escola Coronel Rogério Borba clicando aqui.