Crianças em Ortigueira resgatam história do Dia da Mulher
Contextualização sobre as origens do 8 de março, avanços nas conquistas femininas, além de produções e apresentações, ocorreram no 5º ano da Escola do Campo Libertação Camponesa
Publicado: 13/03/2023, 22:30
O 5º ano da Escola Municipal do Campo Libertação Camponesa, em Ortigueira, explorou amplamente o Dia da Mulher, comemorado em 8 de março. Segundo a professora Marta Mian Alves, na data em si, houve uma aula de História contextualizando a sua origem por meio de um texto da professora Márcia Fernanda.
“Feita a leitura, houve o diálogo sobre a situação mais remota em que as mulheres não tinham seus direitos reconhecidos, e a maioria eram tratadas como escravas, principalmente as negras e as pobres. Para que mudasse essa história, foram necessárias muitas lutas, manifestações e até morte para chegar no que está hoje”, comenta a educadora.
Para complementar, a educadora cita que ainda há muitas conquistas como objetivos, dependendo do esforço de cada uma para “fazer sua parte, reinvindicando seus direitos à saúde, moradia, educação e outros, respeito as diferenças de cor da pele, nacionalidades e religião”.
“Com base nesse debate, a turma confeccionou os cartazes, a qual aparecem nas fotos e também na gravação”, conclui Marta.
Dia da Mulher
A professora traz uma contextualização sobre o 8 de março, presente no site Toda Matéria, com autoria da educadora licenciada em Letras, Márcia Fernandes. “No dia 8 de março cerca de 90 mil operárias russas percorreram as ruas reivindicando melhores condições de trabalho e de vida, ao mesmo tempo que se manifestavam contra as ações do Czar Nicolau ll. Esse evento que deu origem ao dia internacional da mulher, ficou conhecido como "pão e paz".
Outras contextualizações falam sobre os ganhos e mudanças de lá para cá. Para acessar ao texto na íntegra da professora Márcia, você pode acessar o site com a referência original utilizada pela turma.
Acesse o blog escolar da Escola do Campo Libertação Camponesa clicando aqui.