Dia da Mulher tem estudo interdisciplinar em Reserva
Língua Portuguesa, História e Artes foram base para estudo, reflexão e produção no 5º ano A da Escola Elvira Rosas em relação ao 8 de março
Publicado: 13/03/2023, 14:30
O 8 de março, Dia Internacional da Mulher, foi comemorado e estudado de forma interdisciplinar – com Língua Portuguesa, História e Artes – no 5º ano A da Escola Municipal Elvira Rosas em Reserva. Segundo a professora Emelda Ione Naegeler de Souza, o trabalho foi para que os alunos entendessem o real significado acerca da data.
“Começamos as atividades com um breve diálogo sobre o assunto, os alunos puderam colocar suas opiniões. Logo após, fizeram a leitura coletiva e a interpretação do texto da História do Dia da Mulher. ‘Por que esse dia foi escolhido?’. E, também, as conquistas das mulheres brasileiras”, elenca a educadora.
GALERIA DE FOTOS
A docente cita a importância de entender a data, simbolizada pela luta histórica das mulheres por direitos e condições equiparáveis aos dos homens. Continuando com o relato, Emelda explana que o 8 de março remetia à reivindicação por igualdade salarial, mas que agora simboliza coisas como o combate ao machismo e a violência.
“Esse dia não é voltado simplesmente à homenagem às mulheres, mas diz respeito a uma reflexão e conscientização da sociedade na maneira de como são tratadas. Uma reflexão que é tanto para o convívio afetivo, familiar e social, quando para questões relacionadas ao mercado de trabalho. Para finalizar as atividades, foram feitos cartões com mensagens para as mulheres, que estão em suas casas. Para que o simbolismo desse dia possa lembrar a todos que o respeito é necessário o ano todo”, conclui a professora.