Professora que fez história é homenageada em Piraí do Sul | aRede
PUBLICIDADE

Professora que fez história é homenageada em Piraí do Sul

Judit Maria José Moreira, primeira mulher a lecionar na Escola Rural Eurides Martins, foi alvo de estudo e reflexão junto aos alunos do 4º ano A da instituição de ensino

Trabalho vem em sintonia com o Dia da Mulher, comemorado em 8 de março
Trabalho vem em sintonia com o Dia da Mulher, comemorado em 8 de março -

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O Dia da Mulher ganhou uma importante homenagem junto ao 4º ano A da Escola Rural Municipal Eurides Martins, em Piraí do Sul. A diretora Elisangela das Brotas de Anhaia comenta sobre a trajetória de vida de uma mulher inspiradora dentro da instituição de ensino: Judit Maria José Moreira, filha de Eurides Martins e Maria do Carmo Rodrigues Martins, nascida em 1933 e que tornou-se a primeira professora no bairro em que a escola está inserida.

“Aos 18 anos foi nomeada professora da escola isolada do bairro do Capinzal. Começou a dar aulas para todas as pessoas que vinham dos bairros vizinhos e de todas as redondezas. Judit sempre foi um exemplo de profissional, mãe e esposa, enfrentou muitas barreiras para lecionar, barreiras do preconceito por ser uma mulher negra e muitas outras, como a distância que tinha que percorrer a cavalo para até à cidade entregar os relatórios da escola uma vez ao mês”, conta a gestora.

VÍDEO
Entrevista dos alunos foi um dos momentos marcantes do trabalho | Autor: Divulgação
  

Elisangela fala que Judit venceu as barreiras, como uma mulher de fibra e coragem, sem se abater por dificuldades da vida e que, segundo relatos de uma de suas filhas, gostava muito de dar aula, comentava ser um privilégio para ela. Ainda, mesmo com os preconceitos enfrentados, houve superação e um contínuo respeito e admiração por pais e alunos.

“Hoje, a escola do nosso bairro leva o nome de seu pai Eurides Martins em respeito a todo o trabalho e dedicação que tiveram pela escola e pelo bairro. Judit esteve à frente da escola por 27 anos, onde encerrou sua carreira, mas continuou presente sempre que possível: participou de um desfile cívico onde a escola a homenageou e, também, de uma formatura onde demonstrou seu orgulho por ver que seu trabalho, esforço e dedicação sempre valeram a pena”, relata a educadora.

Para ampliar ainda mais esta importante abordagem, alguns alunos foram às casas de pessoas que estudaram na escola na época, com entrevista realizada junto a ‘Dona Maximiliana’, ex-aluna de Judit, comentando que gostava muito de estudar e que sua professora sempre se esforçava e dedicava para oferecer o melhor a cada um.

GALERIA DE FOTOS

  • Trabalho vem em sintonia com o Dia da Mulher, comemorado em 8 de março
    Trabalho vem em sintonia com o Dia da Mulher, comemorado em 8 de março
  • Trabalho vem em sintonia com o Dia da Mulher, comemorado em 8 de março
    Trabalho vem em sintonia com o Dia da Mulher, comemorado em 8 de março
  

“Disse que a professora deixou muitos ensinamentos, não somente pedagógicos, mas também como o ser humano notável que era, sempre ensinando o valor do respeito, principalmente aos pais e aos mais velhos. Em uma conversa com os educandos da turma, falamos sobre o que seria uma mulher inspiradora e cada um descreveu em uma palavra o que eles levarão para a vida sobre a professora Judit”, conclui Elisangela.

Acesse o blog escolar da Escola Rural Eurides Martins clicando aqui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE