Alunos de Palmeira realizam imersão em cultura alemã | aRede
PUBLICIDADE

Alunos de Palmeira realizam imersão em cultura alemã

A turma do 5° ano A da Escola Municipal do Campo de Witmarsum encenou o tradicional festejo da cultura alemã conhecido como Festa das Lanternas

A tradição das escolas alemãs de fazer as lanternas é de preservar a bondade e o compartilhar com todos
A tradição das escolas alemãs de fazer as lanternas é de preservar a bondade e o compartilhar com todos -

João Gabriel Vieira

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Os alunos da Escola Municipal de Witmarsum, orientados pela professora Alexsandra Schweigert de Oliveira, têm em sua cultura o estudo da língua alemã. Além das aulas de língua estrangeira, aprende-se também muito da cultura da Alemanha.

Na noite do dia 10 de novembro os alunos do 5º ano juntamente com todos os alunos da escola e seus familiares participaram da “Festa das Lanternas”. A festa relembra Martin, um soldado romano que ao viajar no frio do outono europeu encontra um mendigo e corta metade da sua capa e dá ao homem. Martin era uma pessoa muito bondosa e quando a cidade perde seu representante religioso pedem que este assuma o posto. Martin não aceita de início o cargo, foge e se esconde num celeiro de gansos, as pessoas então saem procurando Martin com suas lanternas e ao passarem pelos gansos, encontram Martin que aceita o cargo e passa a cuidar da população daquela cidade.

A tradição das escolas alemãs de fazer as lanternas é de preservar a bondade e o compartilhar com todos. 

Na escola durante um mês os alunos se esmeram em produzir lanternas com diversos tipos de materiais, formas e cores. E de ensaiar as músicas do passeio que trazem nas letras “Lanterna, lanterna sol, lua e estrela, brilha, brilha, só não queime minha lanterna”. Ou “Eu vou com minha lanterna, e minha lanterna comigo, lá em cima brilha as estrelas e aqui brilhamos nós. Quando a luz acabar eu vou para casa”. Lembrando que as luzes das lanternas podem ser com velas ou luzes artificiais. 

GALERIA DE FOTOS

  • A tradição das escolas alemãs de fazer as lanternas é de preservar a bondade e o compartilhar com todos
    A tradição das escolas alemãs de fazer as lanternas é de preservar a bondade e o compartilhar com todos
  • Alunos de Palmeira realizam imersão em cultura alemã
  • Alunos de Palmeira realizam imersão em cultura alemã
  • Alunos de Palmeira realizam imersão em cultura alemã
  • Alunos de Palmeira realizam imersão em cultura alemã
  

Depois de cantarem as músicas e relembrar por representação teatral a história de Martin, cada criança com sua família acende a lanterna, e em filas saem para fazerem o passeio no escuro em torno da escola. A visão dos pontos de luz de cada lanterna na escuridão é de uma beleza ímpar, que só estando presente para entender.

Nessa noite muito especial para a comunidade escolar pudemos ver e apreciar esse momento único de bondade e do compartilhar, que no final teve um grande banquete com todas as famílias.

Assim os alunos se divertiram, brincaram, cantaram e compartilharam o ser criança como na cultura germânica.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE