Videoaulas da Unimed e Vamos Ler são destaques em Irati
Produções sobre preservação ambiental e higiene foram utilizadas em amplos trabalhos realizados pelo 5º ano C da Escola Rosalina Cordeiro de Araújo
Publicado: 31/10/2022, 13:39
O 5º ano C da Escola Municipal Rosalina Cordeiro de Araújo, em Irati, sob coordenação da professora Marli Teresinha Chasco, pôde trabalhar com duas videoaulas especiais do Vamos Ler – Geração Digital em parceria com a Unimed Ponta Grossa: a alimentação saudável e a higiene. A docente destaca os principais tópicos do trabalho.
“Reflexões sobre a preservação ambiental devem ser temas permanentes de nossas aulas, tão importante quanto a saúde dos nossos alunos. Sendo assim, utilizamos mais uma vez as valiosas explicações do Vamos Ler em parceria com a Unimed de Ponta Grossa. Desta vez, foram as videoaulas #048, que enfatiza a preservação ambiental, publicada no dia 5 de agosto e a videoaula #059, a qual traz dicas e lembretes importantíssimos sobre saúde e higiene”, comenta a educadora.
GALERIA DE FOTOS
Foram trabalhados, também, textos explicativos e debates que reforçam as atitudes que colaboram com o planeta. Assim, Marli cita que a escola tem dois projetos que levam o assunto bem a sério: troca de papéis utilizados na instituição de ensino por papéis toalha e higiênico, por meio de uma parceria com uma empresa de Mallet. Outra iniciativa é o reaproveitamento de óleo de frituras quando são realizadas a produção de sonhos e pasteis.
“Promoções que colaboram na manutenção da instituição: com esse óleo, fazemos o sabão caseiro, que por sinal é de excelente qualidade. Para ressaltar a importância de desenvolver ainda mais hábitos de preservação, fizemos uma aula-passeio maravilhosa ao ICMBio (Instituto Chico Mendes de Biodiversidade), situado na cidade vizinha de Fernandes Pinhero, momento em que pudemos contar com a partilha de conhecimento de Ademar Luis Brandalise. Na oportunidade, caminhamos em duas trilhas: a do ‘Eucalipto mal-assombrado’ e a ‘trilha das Araucárias’, apreciando a natureza, verificando o nome das árvores e ouvindo o canto dos pássaros”, complementa a professora.
Por fim, a docente cita que Ademar também apresentou o lugar onde são criadas as abelhas sem ferrão, o meliponário, que auxiliam na polinização. “Após, pudemos visitar o Ecomuseu, onde existem várias espécies de árvores e animais empalhados. Aulas inesquecíveis com conteúdos extremamente importantes para os pequenos cidadãos de nosso planeta”, conclui a educadora.
Acesse o blog escolar da Escola Rosalina Cordeiro de Araújo clicando aqui.