Turma 'CFD' do Sagrada Família visita Buraco do Padre em PG
Alunos do 3º ano do Curso de Formação de Docentes da instituição de ensino, de forma interdisciplinar, puderam agregar conhecimento ao deslumbre com as belezas do local
Publicado: 21/10/2022, 10:56
Uma visita ao Buraco do Padre, em Ponta Grossa, trouxe diversos aspectos educacionais aos alunos do 3º ano do Curso de Formação de Docentes do Colégio Sagrada Família. O trabalho interdisciplinar, com professores das áreas de Geografia, Arte, Ciências e Ensino Religioso teve o relato por parte dos educandos e também o registro em fotografias.
“O objetivo do trabalho de campo no Buraco do Padre foi proporcionar uma vivência em uma das áreas mais belas da nossa região, ressaltando a importância do cuidado e da preservação das áreas naturais e contribuir para a formação profissional desses alunos”, aponta a professora Lucelia Smaha.
Quem também relatou sobre a ação foi a professora Edilaine Botão. Segundo ela, o Buraco do Padre é um lugar magnífico, de se conectar consigo mesmo e com o transcendente. “Um dos momentos mais marcantes foi o círculo que fizemos ao redor da cachoeira e pudemos sentir toda a energia daquele lugar. Foi maravilhoso poder conectar este momento com as nossas aulas de Metodologia de Religiosidades”, aponta a educadora.
GALERIA DE FOTOS
Para complementar, a professora Lilian Cristina Lopes Schuber elencou a participação dos alunos em termos do ensino científico. “Profe, onde eu vou utilizar o que estamos estudando? É comum ouvirmos perguntas semelhantes. Em Ciências, o trabalho de campo é um bom momento para dar concretude ao conhecimento que foi/será abordado de maneira teórica durante as aulas”, aponta a docente.
Lilian complementa. “Ao extrapolar os limites da escola para propor diferentes atividades, a garotada fica animada e é possível apresentar o conhecimento como algo vivo, conectado ao mundo que os rodeia. Para cumprir seu papel pedagógico, no entanto, o trabalho de campo precisa ser bem planejado. Não basta considera-o como um simples passeio”, pontua a professora.
Alunos comentam
Os estudantes também puderam dar suas contribuições acerca da temática. Confira algumas impressões (os relatos completos estão no link ao final da matéria):
“A visita contribuiu muito para o entendimento do quão importante é a preservação e o cuidado com a natureza, além da grande diversidade natural que o lugar tem”, Amanda Aires.
“O nosso passei foi muito produtivo, primeiro por termos ido em lugar que eu não conhecia, e por ter me proporcionado uma sensação de alívio por estar no lugar, um lugar que transmite paz e que pelo cuidado com que se tem no ambiente, deixa isso muito mais fácil”, Gabriely Iensen.
“A visita ao Buraco do Padre foi de grande importância para colocar em prática tudo que aprendemos sobre preservação ambiental durante as aulas. Adorei a visita e com certeza iria novamente caso tivesse a oportunidade”, Isabely Silva Dias Rosa.
“O passeio ao Buraco do Padre foi de grande importância ao meu conhecimento sobre os aspectos naturais presentes no local e sobre a preservação que devemos ter sobre o mesmo”, Maria Eduarda Martins.
“Podemos aprender muito sobre a preservação ambiental e sobre a grande diversidade natural encontrada dentro do parque e também é um lugar acolhedor, onde podemos relaxar”, Odyllon Tozetto Marchi.
“A vista nos deixou em contato direto com a natureza, histórias do parque, cuidados e desafios (escaladas). Nos permitindo também reflexão em meio aos aprendizados”, Taisa Alana Troyner de Freitas.
“Conscientização sobre o que é preservação ambiental e também entender melhor a história e religiosidade por trás do Buraco do Padre”, Vitor Hugo Moreira de Brito Santos.
Acesse o blog escolar do Colégio Sagrada Família clicando aqui.