PUBLICIDADE

Projeto aborda higiene e todos seus aspectos em turma de PG

Questões do corpo, da cabeça e bucais foram temas de estudo no 5º ano da Escola Professora Glacy Camargo Sêcco; alunos tornaram-se protagonistas e levaram informações aos colegas

Turma pôde apresentar os resultados para as demais classes
Turma pôde apresentar os resultados para as demais classes -

Dhiego Tchmolo

@Siga-me

Com foco em higiene, o 5º ano da Escola Municipal Professora Glacy Camargo Sêcco, em Ponta Grossa, sob coordenação da professora Edicléia Batista dos Santos, desenvolveu um projeto que informou e esclareceu aos alunos a importância dos cuidados com seu corpo. A docente explica os procedimentos do trabalho.

“Inicialmente o tema higiene começou na aula de Ciências, para enfatizar os cuidados com o corpo. No entanto, o tema foi tão discutido, que houve a necessidade de expandir essas informações para os alunos da escola. Então, deu-se início ao projeto de higiene total, onde os alunos se dividiram, em grupos, e cada grupo foi pesquisar sobre o tema que iria abordar”, aponta a educadora.

Entre os tópicos estavam a higiene do corpo (banho diário), da cabeça (eliminação e prevenção de piolhos) e bucal (escovação e prevenção de cáries). Assim, os colegas de outras classes puderam visitar o projeto realizado no pátio da escola e, segundo Edicléia, houve curiosidade para ver o que a turma estava apresentando.

“Cada grupo fez a sua apresentação, sendo então os alunos protagonistas, compartilhando informações, um a um vivenciando um momento único, onde o aluno faz o papel do professor transmitindo o seu conhecimento. Com esse projeto, percebeu-se que os alunos empoderaram-se e descobriram que eles podem sim ensinar e aprender, que sim, eles são cidadãos atuantes no meio em que vivem, são multiplicados de conhecimento”, complementa a docente.

Para fechar e fixar todas as informações, relata a educadora, os educando receberam um kit com escova de dentes, creme dental e sabonete para realizarem uma higiene total individual. “O projeto foi um sucesso, com todos entendendo a importância da higiene, não somente para o corpo, mas sim para a saúde, prevenindo doenças e buscando resgatar o cuidar de si”, conclui a professora.

Acesse o blog escolar da Escola Professora Glacy Camargo Sêcco clicando aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE