Trabalho com palavras sobre o Brasil traz reflexão em Imbituva
Alunos do 4º ano D da Escola Emma Horst Volpi puderam utilizar nome do país para trazer elementos indispensáveis para o futuro; ação vem em decorrência do Dia da Independência
Publicado: 08/09/2022, 18:26
O 4º ano D da escola Municipal Emma Horst Volpi, em Imbituva, da professora Mariléia Aparecida Martins, desenvolveu atividades relacionadas à Independência do Brasil, comemorada em 7 de setembro. Segundo a docente, o trabalho sobre a data ocorreu pois muitos alunos sabiam que a data era feriado, mas questionavam: feriado de que? Por que teme ele mesmo?
“Dos questionamentos, abordei a parte histórica da data de 7 de setembro, utilizando de leituras e vídeos para, em seguida, realizaram atividades mais reflexivas com o tema ‘O Brasil está em nossas mãos’. Por meio desse tema, os alunos foram participando e fazendo uma lista de palavras – termos esses que foram retiradas do nome Brasil”, aponta a educadora.
GALERIA DE FOTOS
Mariléia cita algumas das palavras que mais chamaram sua atenção: igualdade, respeito, responsabilidade, amizade, solidariedade, importância, saúde. Assim, com cada termo dito pelos alunos, a professora relatou que houve discussão de forma bem reflexiva, com bastante interesse, participação e criticidade por parte de turma, que compreenderam a importância de algumas palavras no cenário atual do Brasil.
“Os alunos relacionaram algumas palavras ao cenário político, pois muitos acabaram relatando à professora que assistem propagandas políticas, as quais aparecem as promessas para melhorias do país. Com isso, finalizei a aula satisfeita pela compreensão que os alunos tiveram da data comemorativa que aprenderam e que todas as palavras que os alunos citaram são de suma importância para termos um Brasil cada vez melhor, reforçando aos alunos a importância de serem cidadãos que busquem ajudar sua cidade, estado e país, pois como o tema ‘O Brasil está em nossas mãos!’”, conclui a docente.
Acesse o blog escolar da Escola Emma Horst Volpi clicando aqui.