Educação de Carambeí conta com série de investimentos | aRede
PUBLICIDADE

Educação de Carambeí conta com série de investimentos

Katia Harms é nova entrevistada do Vamos Ler com secretários das pastas educacionais na região; gestora fala sobre aspectos estruturais, profissionais e pedagógicos na rede municipal

Harms assume no início de 2021 e fala sobre várias demandas de muitos anos já atendidas
Harms assume no início de 2021 e fala sobre várias demandas de muitos anos já atendidas -

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Katia Harms é nova entrevistada do Vamos Ler com secretários das pastas educacionais na região; gestora fala sobre aspectos estruturais, profissionais e pedagógicos na rede municipal

A secretária de Educação de Carambeí, Katia Harms, foi mais uma gestora a ser entrevistada na série especial do Vamos Ler – Geração Digital. Harms falou sobre o seu tempo à frente da gestão da Educação (desde o início de 2021), os investimentos feitos, o planejamento de novas entregas, kits escolares, uniformes que serão disponibilizados, participação no Vamos Ler, bem como as metas para os próximos anos.

“Foi um grande desafio assumir a Secretaria, principalmente nesse tempo de pandemia. Porém, vencemos. No início começamos com atividades remotas em todas as instituições, depois com o híbrido, que também deu certo, e esse ano voltamos com força total, 100% presencial”, contextualiza a secretária.

CONFIRA A ENTREVISTA COMPLETA: Vamos Ler entrevista secretária de Educação em Carambeí

Os investimentos foram amplamente aplicados de acordo com a necessidade do Município. “Nós decidimos reformar as escolas municipais e também colocar recursos, tantos tecnológicos, como mobiliários. Esse foi o pontapé inicial, digamos assim. Vemos toda a necessidade: numa escola precisava ser construído um muro, um muro palito que estava caindo, e isso já foi feito”, elenca a educadora.

Outros pontos chamam a atenção: a disponibilização de um refeitório para uma instituição de ensino que ainda não tinha esse espaço; da mesma maneira, uma quadra fechada em outra escola, ambas reivindicações de muitos anos. Uma instituição está recebendo uma biblioteca, enquanto o planejamento é de construir o mesmo espaço em outra escola, que também receberá mais salas.

Os investimentos seguem. Há o objetivo em uma comunidade para ampliação de outras salas de aula, além de um grande projeto desatacado por Harms: ampliação de um Cmei, com 10 novas salas para receber alunos, assim como a contratação de novos profissionais para fazer o atendimento, em uma parceria com o deputado federal Aliel Machado e a prefeita Elisangela Pedroso.

A secretária pontua a questão de materiais aos alunos. “Como no ano passado estávamos no remoto e depois no híbrido, pensamos no kit escolar a ser entregue no começo deste ano. E, assim foi feito. Tem uma mochila bem bacana, junto com estojo, e foi todo o material que é usado dentro de uma sala de aula, como caderno, lápis, lápis de cor, cola. A receptividade foi muito boa e os alunos já estão todos usando. É muito bom, quando chego, saio das escolas, e vejo eles alegres com o seu material”, diz a gestora.

Já no segundo semestre deste ano, a partir do dia 20 de julho, o objetivo é entregar os uniformes escolares aos educandos da rede municipal, com camiseta de manga curta e comprida, calça, shorts para os meninos, shorts-saias para as meninas, além de jaqueta convencional e outra de inverno, conforme cita a educadora.

Por fim, Harms fala sobre a importância de uma gestão atuante. “Nós reestruturamos essa questão pedagógica: as nossas coordenadoras da Secretaria, elas vão (às escolas), fazem diagnóstica com os alunos, com a intenção de amparar, ajudar, o professor em todos os sentidos. Temos essa gestão de sempre estarmos juntos nas escolas”, conclui a secretária.

Vamos Ler em Carambeí

Harms fala da atuação de Carambeí no Vamos Ler - Geração Digital. “Já estamos há seis anos participando. Esse um ano e meio que estou em frente à pasta vi a importância desse projeto. Conversamos muito com as escolas e professores sobre a importância das mídias. Estou muito contente”, cita a secretária, falando da ampla adesão das escolas municipais e dos educadores no Vamos Ler. “Elas podem estar mostrando o seu trabalho, dos seus alunos. Divulgam o trabalho, são certificadas e podem até ser premiadas. Assim esperamos”, conclui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE