Alunos unem Geografia com Artes durante aula em PG | aRede
PUBLICIDADE

Alunos unem Geografia com Artes durante aula em PG

Confecção de maquete sobre relevos fez com que a turma do 5º ano E da Escola Municipal General Aldo Bonde desenvolvesse novos conhecimentos geográficos e artísticos

Engajamento e participação ativa dos alunos trouxe aprendizado mais amplo
Engajamento e participação ativa dos alunos trouxe aprendizado mais amplo -

Luana Abrantes

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Confecção de maquetes sobre relevos fez com que a turma do 5º ano E da Escola Municipal General Aldo Bonde desenvolvesse novos conhecimentos geográficos e artísticos

Durante as aulas de Geografia, os alunos do 5º ano E da Escola Municipal General Aldo Bonde, em Ponta Grossa, orientados pelas professora Lucilaine Machado, puderam aprender mais sobre os tipos de relevos e aliar os conhecimentos as disciplinas de Geografia, História e Arte com belíssimos trabalhos.

“A abordagem inicial partiu dos fundamentos tradicionais para composição da aula. Neste sentido, a teórica apresentada pelo livro e caderno se fazem presente, porém acho importante agregar mapas mentais, pois possibilitam uma visão da imagem escrita, fato que colabora como forma de assimilação”, ressalta a educadora, comentando que também foi trabalhada a questão da interdisciplinaridade, coisa jugada por ela, de extrema importância para o aprendizado significativo.

Dando continuidade ao aprendizado, os alunos desenvolveram uma experiência prática, com a confecção de maquete de argila. Com essa forma diferente para a turma, os alunos ficaram encantados com a produção, já que embora o trabalho tenha resultado na maior sujeira, o lado criativo foi bem estimulado. Lucilaine disse que para própria surpresa, a maioria dos alunos nunca havia tido contato com pinceis, tinta guache e muitos menos argila. Sendo algo novo e animador para todos.

“As emoções ficaram afloradas e os resultados primoroso. Foi gratificante e de valor indescritível de satisfação por proporcionar a eles tal experiência. Os trabalhos ficaram exposto para que outros colegas pudessem apreciar eles compuseram diversas e diferentes formas de relevo”, salienta a docente.

Como o resultado foi além do esperado, a educadora propôs mais uma experiência para fechamento do trabalho os alunos, com as releituras de tipos de relevos, agregando conteúdos na disciplina de Arte.

Com a ótima execução do trabalho, Lucilaine comentou que ficou realizada em ver cada processo de execução e finalização, mas principalmente por proporcionar aos alunos o sentimento de acreditar no potencial de cada um, pois, segundo ela, eles mesmo não se achavam capazes de fazer tal atividade, tendo como prova contrária, seus próprios trabalhos. “Assim mesmo sem intenção posta inferimos também a Formação Humana, onde cada conteúdo abordado se faz necessário para a construção do aprendizado, por isso que invisto nos meus alunos, porque acredito que são capazes. Basta apenas eles acreditarem nisso também”, finaliza ela.

Acesse o blog escolar da Escola General Aldo Bonde clicando aqui

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE