Secretária de Irati aborda investimentos em tecnologia
Jandira Girardi está à frente da Secretaria de Educação de Irati e comenta sobre ações da pasta; gestora dá sequência ao ‘tour’ de entrevistas do projeto do Grupo aRede nos municípios da região
Publicado: 14/06/2022, 19:13
Jandira Girardi está à frente da Secretaria de Educação de Irati e comenta sobre ações da pasta; gestora dá sequência ao ‘tour’ de entrevistas do projeto do Grupo aRede nos municípios da região
A secretária municipal de Educação de Irati, Jandira Girardi, concedeu uma entrevista ao Vamos Ler – Geração Digital na tarde dessa segunda-feira (13), em live transmitida diretamente dos estúdios do Portal aRede. A gestora é a sexta convidada de uma série especial do projeto de mídia, educação e novas tecnologias do Grupo aRede com os secretários educacionais da região.
O bate-papo com Girardi abordou vários tópicos pertinentes à educação municipal de Irati: a avaliação da gestão desde que a secretária assumiu a pasta; os investimentos realizados em tecnologia para educadores e educandos; a conquista do reajuste salarial; questões voltadas ao transporte escolar; a participação no projeto Vamos Ler – Geração Digital; além das metas, objetivos e recados à população e comunidade escolar iratiense.
CONFIRA A ENTREVISTA COMPLETA: Secretária de Irati traz ações e objetivos na rede municipal
Primeiramente, a gestora avalia como positivo o comando da pasta, levando em consideração desde o segundo mandato do prefeito Jorge Derbli, em janeiro de 2021. “Eu, como secretária e professora, posso dizer que para a Educação está sendo um ano e meio muito proveitoso e benéfico. Nós tivemos, claro, os desafios da pandemia e o maior deles é a defasagem dos nossos alunos. E, para as escolas foi a tecnologia, esse desafio que a pandemia nos mostrou”, aponta Girardi.
Para contornar os desafios da pandemia, a secretária é enfática e cita o amplo investimento tecnológica na educação. “A tecnologia foi um dos principais pontos que vimos que teria que ser mudado nas nossas escolas. Então, o que estamos fazendo: colocando à disposição nessas nossas redes, tanto dos Cmeis, quanto das escolas, as televisões que não tínhamos em todas as salas de aula. Computadores para todas as salas também, para que o professor possa conectar na televisão”, cita a gestora.
O investimento em infraestrutura tecnológica não para por aí: notebooks estão sendo disponibilizados para um trabalho ainda mais abrangente e dinâmico dos educadores. Para complementar, Girardi cita a aquisição em 2021 de outros computadores, além de suporte para impressoras com toners, auxiliando as APMFs que ficaram paralisadas na pandemia.
Tema recorrente nos últimos meses, o reajuste salarial da equipe da Educação foi amplamente comemorado pela secretária. “Eu fico muito feliz, porque o nosso prefeito, a vice, a administração, formam uma parceria muito boa, maravilhosa, junto à Educação. E, foi dado 11% para todos os funcionários da Educação e 22,24% para os professores”, cita a gestora.
Essa busca do reajuste, em conversa com o prefeito, foi para o aumento fosse realizado junto à tabela, tornando o processo mais justo a todos, conforme explica Girardi. “Eu sou professora do município há quase 40 anos e posso dizer para você: nunca tivemos um aumento tão bom como a gente teve desta vez”, complementa a secretária.
Para fechar, a professora e gestora da Educação de Irati fala sobre o transporte escolar, explanado a compreensão em relação às leis e normas que regem o assunto, e enfatizando o objetivo de renovar a frota e gerar mais economia. Ainda, Girardi fala que a pasta já conseguiu reduzir custos neste sentido, com planejamento para melhorar todo o processo logístico.
Vamos Ler
Girardi cita a importância do projeto. Vamos Ler no município e a adesão da rede municipal desde 2021. “O que eu gosto no projeto é mostrar o trabalho que as escolas, nossos alunos, estão fazendo. É uma coisa que para eles chama muita atenção, essa divulgação do trabalho que não sai fora do currículo, que trabalha exatamente o que precisa ser trabalhado”, elenca a secretária. Ainda, a gestora cita a adesão de diretores e professores, o elogio dos pais em relação ao projeto e, claro, sua ajuda nas tecnologias, tema de amplo investimento no município