Dinâmicas exploram 'unidades de medidas' em aula de Reserva | aRede
PUBLICIDADE

Dinâmicas exploram 'unidades de medidas' em aula de Reserva

Trabalho nos quintos anos B e C da Escola Coronel Rogério Borba foi além da aplicação matemática, de forma interdisciplinar e com uso de recursos práticos

Turmas foram além dos bancos escolares para aplicar conceitos na prática
Turmas foram além dos bancos escolares para aplicar conceitos na prática -

Luana Abrantes

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Trabalho nos quintos anos B e C da Escola Coronel Rogério Borba foi além da aplicação matemática, de forma interdisciplinar e com uso de recursos práticos  

Aprofundando-se dentro da disciplina de Matemática, os alunos dos 5º anos B e C da Escola Municipal Coronel Rogério Borba, em Reserva, desenvolveram atividades focadas no tema unidades de medidas, como comprimento, massa, capacidade e tempo. O estudo foi orientado pela professora Edina Selhorst De Lima, e contou com o apoio do livro didático do 5º ano.

“A primeira medida estudada foi a do tempo, com explicações focadas no relógio, mostrando fotos de diversos relógios já existentes e debatendo sobre a importância desse objeto. Para exemplificar e adquirir melhor conhecimento, fizemos uma brincadeira com obstáculos”, destaca docente.

Com o apoio dos professores de Educação Física, Ana Fabiélle e Mauro, foi montado um pequeno circuito na quadra e, um a um, e com o tempo cronometrado, cada aluno fez o percurso. Para o estudante que realizou o trajeto em menos tempo, foi entregue um prêmio. “O mais interessante é que todos ajudavam com incentivos para que cada um pudesse fazer melhor seu tempo. No retorno à sala de aula, trabalhamos com os dados adquiridos, fazendo a leitura dos números racionais e decimais, cálculos e problemas diversos”, conta Edina.

Já em outra aula, atividades relacionadas à medida de comprimento foram desenvolvidas com o auxílio de fita métrica, trenas e réguas. Para esse estudo, os alunos saíram no pátio da escola e dentro de sala de aula, medindo objetos, anotando a altura, comprimento e largura do que eles encontravam. Edina disse que a turma mediu até a altura de cada crianças e a dos colegas, para que no final, os dados fizessem parte de um gráfico de representação dessas medidas.

Trabalhando com as medidas de massa, a educadora comentou que cada crianças trouxe um ou mais rótulos de alimentos, para ser feita a leitura da embalagem, destacando o peso ali representado. Através dessas informações, os alunos criaram tabelas e puderam observar as informações úteis contidas nos objetos.

Na aula sobre as medidas de capacidade, os estudantes participaram de uma experiência com objetos com maior e menor densidade. Na dinâmica realizada, foram colocamos diversos objetos em uma bacia com água, observando se eles flutuariam ou não, a turma pode aprender sobre a densidade dos mesmos.

Para melhor interação e absorção dos assuntos, a professora comentou que ao final de cada estudo sobre determinada unidade de medida, atividades de interpretação oral e escrita, exercícios escritos no caderno e no livro de Matemática eram realizados.

“Trabalhar Matemática pode ser desinteressante, pois exige rapidez de pensamento e atitudes, e muitos alunos não gostam. Ainda mais quando é um assunto difícil de entender. Então, quis fazer algo que os faria lembrar – se dos temas de uma forma prazerosa e divertida. Acredito ter atingido os objetivos, pois a participação dos alunos foi ótima”, relata Edina.

Animados com o sucesso do estudo desenvolvido em sala, a coordenadora escolar do período vespertino, Eliane de Fátima Bilik, destacou a importância de se trabalhar com projetos, que contemplam os conteúdos necessários para a vivência fora da escola e que enriquecem a aprendizagem dos estudantes, proporcionando maior qualidade no ensino.

“Verificando e observando o trabalho da turma, percebo que houve boa participação, interesse e dinamismo entre os alunos. Isso é muito bom, pois possibilita maior entendimento dos temas trabalhados, sem contar a interação entre eles. Assim, assuntos que seriam difíceis de compreender, tornam – se de fácil entendimento”, finaliza a coordenadora.

Acesse o blog escolar da Escola Coronel Rogério Borba clicando aqui

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE