Combate ao trabalho infantil é tema do Vamos Ler em Castro | aRede
PUBLICIDADE

Combate ao trabalho infantil é tema do Vamos Ler em Castro

Projeto do Ministério Público do Trabalho contribuiu para que quintos anos A, B e C da Escola Professora Dalila Ayres pudessem entender a importância do tema

Métodos lúdicos, diretos e assertivos contribuíram para educandos se conscientizarem
Métodos lúdicos, diretos e assertivos contribuíram para educandos se conscientizarem -

Luana Abrantes

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Projeto do Ministério Público do Trabalho contribuiu para que quintos anos A, B e C da Escola Professora Dalila Ayres pudessem entender a importância do tema

Abordando o projeto ‘MPT NA ESCOLA -  Resgate à Infância’, os estudantes dos 5º anos A, B e C da Escola Municipal Professora Dalila Ayres, de Castro, puderam inteirar-se mais no tema e desenvolver maiores noções sobre a conscientização e prevenção do trabalho infantil. O estudo foi coordenado pela professora Claudia Rosane Iank.

“Durante o estudo, buscamos fomentar a participação das crianças nas ações de mobilização, assim como romper barreiras culturais, mitos e fortalecer o Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente”, salienta a educadora.

Segundo Cláudia, o projeto é baseado no trabalho colaborativo entre equipes gestoras, professores, estudantes e comunidade no auxílio das atividades realizadas. Sendo um projeto anual, a edição 2022 seguiu dando continuidade às ações desenvolvidas desde o ano anterior na escola, com resultados positivos, ainda que em tempos pandêmicos.

Neste ano, a professora comentou que foi promovida uma roda de conversa entre alunos das turmas e algumas representantes do grupo de idosas do CRAS (Centro De Referência Da Assistência Social - Consulesa Helena Van Den Berg). Na atividade, as senhoras compartilharam suas memórias da vivência do tempo de infância, quando ainda não haviam leis que protegiam as crianças quanto ao trabalho infantil. “Foram momentos de muita emoção e principalmente de aprendizado”, ressalta Cláudia.

Com o tema de grande relevância e importância de ser falado em sala de aula, o estudo tinha como intuito levar a discussão para a família e à comunidade, esclarecendo que o trabalho infantil rouba a infância e impede a criança de desenvolver o seu potencial que é considerado uma grave violação da lei, advertindo ainda sobre os prejuízos à saúde, à integridade física e moral, decorrentes do trabalho infantil.

“Cabe ressaltar que no ano de 2021, nossa aluna Iasminy de Moraes Gomes levou o prêmio da categoria Poesia na etapa estadual do concurso promovido pelo Ministério Público do Trabalho, e este ano estaremos participando novamente com muito empenho e comprometimento”, destaca a professora.

Acesse o blog escolar da Escola Professora Dalila Ayres clicando aqui

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE