Atividade matemática 'acaba em pizza' durante aula de Irati | aRede
PUBLICIDADE

Atividade matemática 'acaba em pizza' durante aula de Irati

Trabalho dinâmico, divertido e saboroso sobre frações ocorreu no 5º ano da Escola Olaria Filipak

Fotos mostram alunos colocando 'a mão na massa', o resultado e a avaliação dos pais
Fotos mostram alunos colocando 'a mão na massa', o resultado e a avaliação dos pais -

Luana Abrantes

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Trabalho dinâmico, divertido e saboroso sobre frações ocorreu no 5º ano da Escola Olaria Filipak

Para a turma do 5º ano da Escola Municipal Olaria Filipak, em Irati, as aulas das disciplinas de Matemática, no estudo das fração se tornaram mais dinâmicas, divertidas e saborosas. Coordenados pela professora Thaís Padilha Goy, os alunos colocaram literalmente a mão na massa e a atividade acabou em pizzas.

O trabalho foi realizado com ajuda da direção e coordenação escolar, além de colegas, que providenciaram os ingredientes e os fornos, ficando por conta dos alunos a confecção das pizzas. A receita usado foi copiaram de um caderno, onde nesse estudo os estudantes fizeram a leitura e conversaram sobre as quantidades, medidas usadas e os tipos de ingredientes, sendo realizado nessa forma o estudo de frações de forma prática. Também houve a preocupação com o uso de luvas e toucas, para manter tudo higienizado.

“Eles fizeram a conversão de medidas, pois algumas receitas foram dadas em porcentagem, outra em mg, outras em xícaras e outras em fração. Os alunos realizaram todo o trabalho de preparo das pizzas, observaram também o tempo para assar. Depois da pizza pronta dividimos juntos e pudemos verificar as partes da fração, fração aparente, fração equivalente, maior e menor que um inteiro”, descreve a professora.

Thaís relatou ainda que essa demonstração consistiu em o aluno retirar da pizza uma parte e fazer a associação da parte relativa ao todo. Cada aluno realizou uma demonstração e ao final houve degustação. “Com este trabalho os alunos puderam vivenciar e dar significado aos conceitos construídos ao longo das aulas, além de experimentarem uma deliciosa maneira de aprender Matemática”, diz ela.

Finalizando a atividade, o resultado foi totalmente satisfatório.  A docente comentou que os alunos gostaram muito da atividade, recebendo até um relato de uma aluna durante uma conversa na sala, que disse que iria fazer a própria pizza em casa.

“Sabemos que atualmente, o principal objetivo da educação é tornar o conhecimento significativo e com certeza atingimos os objetivos com esse tipo de atividade!”, finaliza a professora.

Acesse o blog escolar da Escola Olaria Filipak clicando aqui

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE