Alunos de Ipiranga relatam aula sobre imigrantes no Vamos Ler | aRede
PUBLICIDADE

Alunos de Ipiranga relatam aula sobre imigrantes no Vamos Ler

Quinto ano A da Escola Rural de Avencal escreveu texto coletivo postado no blog da turma dentro do projeto do Grupo aRede; costumes e sobrenomes despertaram imaginário

Várias etapas compuseram amplo trabalho, com alunos sendo protagonistas de todo o processo
Várias etapas compuseram amplo trabalho, com alunos sendo protagonistas de todo o processo -

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Quinto ano A da Escola Rural de Avencal escreveu texto coletivo postado no blog da turma dentro do projeto do Grupo aRede; costumes e sobrenomes despertaram imaginário

Os alunos do 5º ano A da Escola Rural Municipal de Avencal, em Ipiranga, sob coordenação da professora Viviane Mocelim Jukoski Oliveira realizaram a postagem no próprio blog escolar do Vamos Ler – Geração Digital. O relato coletivo, com ajuda da docente, abordou a temática sobre os imigrantes do Paraná, dentro da aula de Geografia no primeiro semestre.

“Estudamos sobre os imigrantes que vieram para o Paraná em busca de empregos e melhores condições de vida. Nosso estado é composto por 28 etnias (país de origem). Entre elas estão os alemães que foram os primeiros imigrantes a chegarem por aqui; também franceses, italianos, poloneses, japoneses, entre outros. É importante lembrar que os indígenas já habitavam o Paraná quando os colonizadores portugueses e espanhóis chegaram explorar nossas terras”, apontam os educandos.

O relato das crianças também fala dos costumes atuais nas famílias, heranças destes povos: chimarrão, de origem indígena; costume italiano de comer pizza; o churros espanhol; utilizar perfumes e apertos de mão como os franceses; tomar chá bem como os japoneses; além do idioma, a religião católica e a animada festa junina, advindas dos portugueses.

“Assistimos vídeos, lemos textos e fizemos vários atividades. Mas, teve uma que gostamos muito, na qual realizamos uma pesquisa sobre a origem dos nossos sobrenomes através do site ‘Family Search’. Ficamos impressionados com os resultados. Depois, com a ajuda da professora, imprimimos o infográfico e colamos no caderno. Na pesquisa, apareciam os nomes de três países. Tínhamos que escolher um e fazer uma nova pesquisa, agora fazendo uma lista de contribuições culturais tanto para nosso estado e/ou país, quanto aquelas que fazem parte das tradições familiares”, citam os alunos.

Na sequência, houve confecção de “cartazes bem divertidos” com a origem dos sobrenomes a turma, assim como os costumes herdados. O trabalho foi colocado no painel para exposição e conferência de outros colegas da escola. Para complementar, o relato da turma cita que houve bastante aprendizado do conteúdo, com bastante interesse pela pesquisa, “pois era um costume mais legal que o outro”.

“Para finalizar, assistimos ao vídeo ‘Blog: aula mostra como criar, fazer postagem e mudar o layout do seu ‘mural digital’, disponibilizado pelo Vamos Ler – Geração Digital. Recebemos, então, a importante tarefa de registrar em nosso jornal virtual o que aprendemos nas aulas de Geografia. Esperamos que tenham gostado de ler um pouquinho sobre nossas aulas e voltem a nos visitas mais vezes”, concluem os alunos.

Os educandos participantes do relato foram: Jamili Apª Biaco, Joaby Augusto Rodrigues Garriga, João Diego de Oliveira Carneiro, João Victor Adriano da Rocha, João Vitor Ferreira Galvão, Lorena Guerlinger, Luiz Eduardo Speth, Maria Vitória Silla Fogaça, Maria Vitória Oliveira, Pedro Henrique dos Santos e Brendon Mateus Rocha.

Acesse o blog escolar da Escola Rural de Avencal clicando aqui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE