Vamos Ler traz trabalho com poemas visuais em Irati | aRede
PUBLICIDADE

Vamos Ler traz trabalho com poemas visuais em Irati

Estudo e produção do gênero textual, unindo vocábulos e imagens, ocorreu no 5º ano da Escola Olaria Filipak

Ações ampliaram o conhecimento dos educandos com mais um aprendizado
Ações ampliaram o conhecimento dos educandos com mais um aprendizado -

Luana Abrantes

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Estudo e produção do gênero textual, unindo vocábulos e imagens, ocorreu no 5º ano da Escola Olaria Filipak

Descobrindo a beleza da Língua Portuguesa, que nos apresenta diversas palavras encantos, os alunos do 5° ano da Escola Olaria Filipak, em Irati, realizaram uma atividade voltada ao gênero textual Poema Visual, após terem conhecido um pouco mais sobre as poesias. A atividade foi ministrada pela professora Thaís Padilha Goy.

“Os alunos escreveram seus poemas, apresentaram aos colegas e depois os fixaram no mural da escola, onde a comunidade escolar pode prestigiá-los durante a reunião de pais à noite. Para a realização contamos com o auxílio e envolvimento da família dos alunos onde depois puderam ver a exposição de todos os trabalhos realizados. Com certeza estes alunos reconhecerão um poema visual quando se depararem com os mesmos, pois mostraram muita empolgação e criatividade para confeccioná-los”, comenta a professora, acrescentando que os pais envolveram-se na atividade e que, segundo eles, muitos não conheciam o gênero poético.

Em sala de aula, os estudantes puderam entender o que compõe a poesia visual, sendo ela uma junção entre a literatura (o texto do poema) com as artes visuais (a imagem criada através das palavras).

De acordo com Thaís, o poema visual é uma poesia que está amparada na imagem. “Um poema visual funciona com base na união das palavras com especial atenção para a aparência da composição final. Na poesia visual a organização das letras e das palavras é fundamental, porque a imagem formada transmite um sentido. Apesar de estar associada muitas vezes a um movimento mais recente (a poesia concreta), a verdade é que a poesia visual, que usa tanto as palavras quanto à disposição gráfica para comunicar, existe há muito mais tempo”, disse ela.

Seguindo o estudo, com a utilização de letras, palavras e imagens, a turma demostrou curiosidade ao expressar seus conhecimentos, abordando a produção textual de uma forma diferenciada e o compartilhamento com os colegas, algo muito importante segundo a professora.

Acesse o blog escolar da Escola Olaria Filipak clicando aqui. 

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE