Ação interdisciplinar envolve lendas e causos em Castro | aRede
PUBLICIDADE

Ação interdisciplinar envolve lendas e causos em Castro

Quinto ano A da Escola da Vila do Rosário, em quatro disciplinas, imergiu, pesquisou e realizou produções sobre o tema, com foco em aspectos locais e regionais

Uso de tecnologias e confecção de trabalhos marcou o trabalha da turma
Uso de tecnologias e confecção de trabalhos marcou o trabalha da turma -

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Quinto ano A da Escola da Vila do Rosário, em quatro disciplinas, imergiu, pesquisou e realizou produções sobre o tema, com foco em aspectos locais e regionais

O 5º ano A da Escola Municipal da Vila do Rosário, em Castro, desenvolveu uma atividade que englobou aspectos de diversidade e patrimônio histórico cultural imaterial através de um projeto de ‘descobridores de lendas’. A professora Janete Soares Machado comenta os principais aspectos da ampla atividade realizada com a turma.

“Foram realizadas pesquisas no Google utilizando tablets e celulares. A turma foi dividida em grupos e, cada grupo, selecionou uma região do Brasil. Dentro das pesquisas selecionaram uma lenda ou causo inédito, ou seja, que não conheciam. A partir de então realizaram a construção da escrita, utilizando os textos da internet e também seus próprios conhecimentos”, destaca a docente.

As pesquisas englobaram: o Paraná e a cidade de Castro, com destaque à importância de conhecer o passado para respeitar o presente, segundo a educadora. Nas pesquisas, cada grupo foi incumbido de três lendas e causos. Na sequência, desenharam o material pesquisado, além de produzirem áudios pelo celular e o aplicativo Anchor, onde os alunos também adicionaram desenhos.

“Construíram um cartaz que está exposto para os colegas e comunidade escolar. A participação efetiva das crianças foi percebida no momento em que cooperaram em todas as atividades com entusiasmo, percebendo a riqueza da história do nosso país, estado e cidade. Descobriram muito além de lendas e causos: encontraram pedaços da sua história, como a construção de um quebra-cabeça. Demos o nome do pladet de ‘Descobridores de lendas”, pontua Janete.

O trabalho, vale destacar, foi realizado de forma interdisciplinar: incorporou os componentes patrimônio histórico cultural imaterial, em História; e mapas do Brasil e suas regiões, além do Paraná e Castro, em Geografia. Complementando, houve o vocabulário, escrita e leitura em Língua Portuguesa; e, em Arte, a turma utilizou linhas cores e formas para perceber os elementos no desenho.

“Fundamenta-se, aqui (na interdisciplinaridade), uma pesquisa baseada nas teorias de Piaget e Wallong que destacam a construção efetiva da aprendizagem através da manipulação do conhecimento e da afetividade. A atividade ficou ainda mais divertida quando pudemos compartilhar nos grupos de pais, professores e funcionários da escola, e permitimos que votassem no que mais gostaram. Para concluir, construímos atividades no Wordwall para que verificassem seus conhecimentos adquiridos”, complementa a professora.

Para fechar, a docente cita que o destaque foi como houve a exploração da construção da aprendizagem, confabulando como se os alunos fossem como Pedro Álvares Cabral: descobrindo o ‘Novo Mundo’. “Ainda, destacamos que este trabalho foi motivado por homenagem a um grande historiador por vocação de nossa cidade: João Maria Ferraz Diniz, que nos deixou um legado de muitas histórias, lendas e, mesmo sendo veterinário por profissão, tornou-se professor por condição do amor e consciência social da nossa terra”, conclui Janete.

Acesse o blog escolar da Escola da Vila do Rosário clicando aqui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE