Alunos de Carambeí criam podcast sobre jogos populares | aRede
PUBLICIDADE

Alunos de Carambeí criam podcast sobre jogos populares

Na disciplina de Educação Física, quinto ano da Escola Rural Santa Cruz pôde pesquisar, entrevistar, responder questionário e criar produto em áudio – além, é claro, de se divertir

Alunos fizeram selfies para registrar brincadeiras na instituição de ensino
Alunos fizeram selfies para registrar brincadeiras na instituição de ensino -

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Na disciplina de Educação Física, quinto ano da Escola Rural Santa Cruz pôde pesquisar, entrevistar, responder questionário e criar produto em áudio – além, é claro, de se divertir

O 5º ano da Escola Rural Municipal Santa Cruz, em Carambeí, pôde um ‘túnel do tempo’ na disciplina de Educação Física para explorar os jogos e brincadeiras populares, além de realizarem um amplo trabalho que redundou em um podcast (que você pode acessar no blog escolar da instituição, no final desta matéria). A professora Carolline Marcos da Silva comenta os principais aspectos trabalhados com os alunos. 

“Um dos conteúdos que nunca deixo de abordar em minhas aulas de Educação Física é os jogos e brincadeiras populares, aqueles jogos antigos onde nossos avós e pais brincavam quando eram crianças. São jogos passados de geração em geração. Esses jogos proporcionam amplo trabalho na parte de coordenação motora, afetiva, cognitiva, cooperação e etc., porém com a tecnologia e a falta de oportunidade de conseguir brincar na rua, nossas crianças estão deixando de lado essas brincadeiras. Com base nisso, tento manter vivo esse tipo de atividade em nossas aulas”, destaca a docente.

Dessa forma, na primeira parte, houve a entrega de um questionário para os alunos realizaram com os pais ou avós acerca da infância deles, quais eram as brincadeiras que mais praticavam e a descrição dessas atividades. Na sequência, após entregarem o questionário escrito, os alunos gravaram a entrevista e enviaram para a confecção de um podcast. Na sequência, realizaram brincadeiras nas aula de Educação Física, sendo uma delas pular corda – fazendo “a versão zerinho, onde devem passar pela corda sem pular, apenas correndo”, conforme relata a educadora.

“A outra foi a amarelinha, onde levei imagens de variações de amarelinha e cada aluno escolheu uma delas e fez sua própria amarelinha. Com isso, cada um realizou sua selfie. Concluo essa atividade com a maior alegria em poder manter viva essas atividades em tempos de pandemia e tecnologia. Foi observado, também, que eles conhecem, sabem as regras e, algumas vezes, até brincam dessas atividades, porém a tecnologia ainda predomina quando estão em casa”, conclui Carolline.

Confira o blog escolar da Escola Rural Santa Cruz clicando aqui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE