Aula do Vamos Ler contribui no tema 'relevos' em Ipiranga | aRede
PUBLICIDADE

Aula do Vamos Ler contribui no tema 'relevos' em Ipiranga

Aspectos geográficos e maquetes também fizeram parte de ações no 5º ano A da Escola João Leonel Denck

Aspectos abrangentes foram trabalhados em sala de aula
Aspectos abrangentes foram trabalhados em sala de aula -

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Aspectos geográficos e maquetes também fizeram parte de ações no 5º ano A da Escola João Leonel Denck

O relevo do Paraná, nas aulas de Geografia, foi tema de um amplo e valoroso trabalho junto ao 5º ano A da Escola Municipal João Leonel Denck, em Ipiranga, durante a semana. A professora Inês Lorete Canteri da Silva, que relatou a dinâmica em sala de aula, comenta como desenvolveu as atividades que fazem parte do Referencial Curricular e da grade da disciplina, utilizando diversos recursos – como a videoaula do Vamos Ler – Geração Digital.

“Em suas aulas, a professora iniciou passando o vídeo sugerido pela equipe da aRede, do projeto Vamos Ler. O vídeo tem como título ‘Paraná: dados e informações sobre um estado com riquezas naturais, econômicas e culturais’, que mostra o território paranaense, une tradição, fauna, flora, turismo e uma série de características encontradas apenas aqui em nosso estado”, aponta a docente.

Segundo a educadora, após os alunos assistirem o vídeo, houve a explicação do que é relevo, mostrando através de imagens as diferentes formas, relembrou o vídeo sobre o tema no contexto paranaense, além de destacar as características do planalto onde Ipiranga está inserida. Também, houve questionamentos sobre os terrenos mais apropriados para a construção de casas, além de mostrar construções em diferentes relevos – como morros que podem incorrer em desmoronamentos e margens de rios, suscetíveis a alagamentos, entre outros.

“Perguntei se os alunos conheciam o Parque Estadual de Vila Velha, Curitiba, Serra do Mar. Relembrei, ainda, a lenda da Serra do Caixão, localizada na comunidade do Lustosa, zona rural de nosso município. Depois da leitura de um texto informativo sobre o relevo, os alunos desenharam as formas de relevo e destacaram as características e cidades principais que pertenciam a cada relevo”, complementa Inês.

Na sequência, os alunos puderam confeccionar uma maquete sobre o tema, com foco no trabalho visível e acessível de ponto de vista, perspectiva e projeção. Ainda, a professora cita que, de maneira simples, os alunos podem materializar seu espaço em tamanho reduzido, o que permite aplicar vários conceitos geográficos, visto que as maquetes são formas de representação de espaço e conta com a vantagem de permitir a percepção do abstrato no concreto.

Para fechar, a diretora também comenta a importância do tema, denotando que a professora atingiu ótimos resultados. A professora e a gestora, trazem (como você pode conferir no link abaixo), alguns trechos extraídos de artigos científicos sobre o tema.

Acesse o blog escolar da Escola João Leonel Denck clicando aqui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE