Jornal marca comemorações da Independência em Carambeí
Trabalho interdisciplinar, desfile cívico e formato jornalístico marcaram a interação de todas as turmas da Escola Rural Santa Cruz em referência ao 7 de setembro
Publicado: 08/09/2021, 19:39
Trabalho interdisciplinar, desfile cívico e formato jornalístico marcaram a interação de todas as turmas da Escola Rural Santa Cruz em referência ao 7 de setembro
As turmas de 1º a 5º ano da Escola Rural Municipal Santa Cruz, em Carambeí, desenvolveram um jornal para marcar o Dia da Independência, comemorado em 7 de setembro. A professora Fernanda Roberta Koczyla comenta os aspectos do trabalho que contou com a participação dos alunos de forma presencial, além de atividades online, englobando todas as classes da instituição de ensino.
“As atividades com os alunos foram as seguintes: primeiro momento, em sala de aula, com a disciplina de História, foi abordado um vídeo contando sobre a Independência em forma de desenho. A partir do vídeo, houve a discussão sobre essa data importante. Com as turmas do 1º ao 3º ano foi desenvolvido um acróstico que no final formou a palavra ‘independência’ e um desenho da representação do grito do Ipiranga”, destaca a docente.
Já nas turmas de 4º e 5º anos, também houve uma discussão através de vídeo, além de leitura de texto sobre o ato da independência. Segundo a educadora, a atividade interpretou a obra ‘O Grito do Ipiranga’, de Pedro Américo. Ainda, os alunos trabalharam com questões relacionados ao texto.
“Já na disciplina de Geografia, foi trabalhado um dos principais símbolos da pátria: a bandeira do Brasil. A atividade proposta foi uma forma de destacar os elementos da bandeira, como cores, seus símbolos como as estrelas e seu dizer ‘Ordem e Progresso’. Com a turma do 1º ao 3º ano foi trabalhada a localização do riacho do Ipiranga. E, com as turmas do 4º e 5º anos, finalizamos com uma cruzadinha onde contemplou todas as informações abordadas tanto na disciplina de História, quanto na disciplina de Geografia”, cita Fernanda.
Encerrando as dinâmicas, houve uma apresentação cívica no Paço Municipal de Carambeí com todas as turmas da instituição. Esse momento, pontua a professora, teve a participação das escolas municipais, além da presença de algumas autoridade, como a prefeita e alguns vereadores, convidados pelos pais dos alunos para assistirem as apresentações.
“A apresentação de nossa escola iniciou com a turma do 5º ano, onde eles encenaram um jornal comunicando sobre a ação da Independência, tendo uma entrevista com Dom Pedro I, onde ele explica quais foram os motivos para tomar tal decisão. Em seguida, a fala sobre o significado da independência nos dias atuais e seus benefícios ao Brasil. Durante o jornal, uma aluna como repórter anunciou as manifestações representadas pelas outras turmas: 4º ano com um poema chamado ‘Minha Pátria’; o 3º realizou um acróstico formando, no final, a palavra ‘Brasil’; 1º e 2º ano com o musical ‘Eu te amo meu Brasil’, de Os Incríveis”, complementa a educadora.
Para fechar, Fernanda sinaliza que um grande interesse dos alunos por participarem do teatro e ensaiarem a apresentação do tema, onde a encenação trouxe informações simplificadas, despertando o engajamento de maior parte das crianças para conhecerem a história completa. “Também, como foi abordada de uma forma mais contextualizada a linguagem nos dias de hoje, os alunos estavam mais animados a participar e realizar atividade com mais dedicação. Fiquei muito orgulhosa com a apresentação de todos, pois cada um deu o melhor de si sobre esse tema”, conclui a docente.
Acesse o blog escolar da Escola Rural Santa Cruz clicando aqui.