História dos imigrantes é tema de aula em PG | aRede
PUBLICIDADE

História dos imigrantes é tema de aula em PG

Variados povos, costumes e características da cidade foram abordados em amplo trabalho no 4º ano da Escola Professora Judith Macedo Silveira

VÍDEO
| Autor:

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Variados povos, costumes e características da cidade foram abordados em amplo trabalho no 4º ano da Escola Professora Judith Macedo Silveira 

O 4º ano A da Escola Municipal Judith Macedo Silveira em Ponta Grossa desenvolveu uma atividade voltada aos imigrantes do município sob coordenação da professora Paola Guimarães Santana. A docente destaca como o trabalho foi realizado e quais aspectos foram utilizados pela turma.

“Nosso município é Ponta Grossa. Ela está localizada na região sudeste do estado do Paraná, fundada pelos tropeiros. Ao redor dela estão os municípios vizinhos que são Castro, Tibagi, Campo Largo, Palmeira, Teixeira Soares e Ipiranga. O município de Ponta Grossa possui os distritos de Itaiacoca, Guaragi, Uvaia e Periquitos”, aponta a professora.

Ainda, Paola traz que o município está no segundo planalto do Paraná, também conhecido como Planalto dos Campos Gerais, com os rios Tibagi, Pitangui, São Jorge e Rio Verde, além de um clima agradável e temperado. Entre os pontos turísticos e atrações estão a Vila Velha, Furnas, Lagoa Dourada, Museu Campos Gerais, Buraco do Padre, Cachoeira da Mariquinha, Capão da Onça, Parque Ambiental, Catedral de Ponta Grossa, Estádio Germano Krüger e outros.

“O crescimento da nossa cidade se deve, em partes, a chegada de imigrantes que vieram de vários lugares do mundo. Imigrantes são aquelas pessoas que abandonaram a sua terra natal e vivem em outro país. Os primeiros grupos de imigrantes que vieram a Ponta Grossa foram os russos e alemães, que vieram trabalhar na agricultura e transportes. Após, os poloneses, com o objetivo de trabalhar na agricultura”, conta a docente.

Italianos com o cultivo de uvas e frutas, ucranianos com a cultura de pintar os ovos como presente na Páscoa, sírio-libaneses que, diz Paola, antigamente saíam pelas fazendas carregando grandes malas para com produtos para vender, holandeses que se dedicam historicamente na indústria leitura e os japoneses na agricultura, cultivo de soja e batata, também foram relatados pela professora.

“Diante a todos esses grupos de imigrantes, devemos a eles muitas contribuições (culturais) que nos trouxeram e nos trazem até os dias de hoje, como o nosso hábito de comer broa de centeio e pierogi (poloneses); comer massas como macarrão e pizza (italianos); costume de comer esfiha e quibe (sírios-libaneses); entre vários outros costumes, enriquecendo a nossa cultura com essa diversidade”, complementa Paola.

Dessa forma, a turma pôde desenvolver trabalhos que envolveram o conhecimento sobre Ponta Grossa e a cultura de imigrantes, que influencia até os dias de hoje a vida de todos. “Os objetivos das atividades realizadas foram: conhecer a cidade de Ponta Grossa - como surgiu, localização, características, pontos turísticos, entre outros; reconhecer sobre os grupos de imigrantes que fazem parte de Ponta Grossa e a sua importância”, diz a docente.

Os trabalhos envolveram pesquisas, leituras, atividades artísticas, entre outros, com o objetivo alcançado, participação e curiosidade dos alunos. “Uma das atividades que teve destaque ao ser desenvolvida foi sobre a cultura dos ucranianos, ovos pintados. os alunos pintaram ovos utilizando tinta guache de variadas cores. Compreenderam que essa atividade faz parte da cultura desse grupo de imigrante e é realizada até os dias de hoje. Diante a todas essas atividades, pode-se compreender que a nossa cidade, Ponta Grossa, é muito rica, de cultura, pessoas, lugares. Ponta Grossa é um lugar lindo de se viver”, conclui a professora.

Confira essa e outras atividades no blog escolar da Escola Judith Macedo Silveira. Clique aqui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE