História de ‘leitõezinhos’ rende amplo trabalho em 2º ano C | aRede
PUBLICIDADE

História de ‘leitõezinhos’ rende amplo trabalho em 2º ano C

Turma vespertina da Escola São Bento de Tibagi, através de componentes da BNCC, desenvolveu atividades sobre animais com ênfase na oralidade

VÍDEO
| Autor:

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Turma vespertina da Escola São Bento de Tibagi, através de componentes da BNCC, desenvolveu atividades sobre animais com ênfase na oralidade

O 2º ano C vespertino da Escola Municipal São Bento em Tibagi desenvolveu um projeto com o objetivo de trabalhar as várias áreas do conhecimento e componentes curriculares da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A professora Maria Luiza Martins de Freitas dá os principais destaques do trabalho.

“Na BNCC, o Ensino Fundamental está dividido em quatro áreas do conhecimento que se complementam e contribuem para a formação integral do aluno. Algumas delas abrigam os curriculares e favorecem a comunicação, oralidade entre eles. Sendo assim, temos a seguinte oportunidade de trabalhar com os estudantes, aproveitando seus conhecimentos. Para a BNCC, a Língua Portuguesa tem como objetivo nortear, garantir a todos os alunos o acesso aos saberes linguísticos necessários e ao exercício da cidadania”, aponta a docente.

Outro ponto apontado por Luiza é a oralidade, que faz parte da vida dos alunos antes de entrarem na escola. A prática é desenvolvida desde muito cedo, e no ambiente escolar passa a ser objeto de conhecimento e desenvolvimento de habilidades. Com esses pressupostos, o aluno da turma, Marcelo Rafael Vidal Faccini, no dia 17 de setembro, chegou para conversar com a professora e contar uma história para os colegas.

“Rafael contou que ele vai ser veterinário para cuidar dos animais e que ele já está fazendo o papel de cuidar dos animaizinhos, assim como fez com uma porca que criou seus leitõezinhos. Da maneira dele, expressou-se assim: ‘desde que ela iniciou a sua gestação, meu pai disse - vamos dar mais atenção e cuidar com carinho dessa porca, que ela está esperando seus filhotinhos e leva três meses e 20 dias para eles nascerem”, conta a docente.

O relato segue com Rafael explicando que todos os dias trata dos animais com seu pai na chacará, com filmagem da aluna Eloá. A porquinha, que recebeu o nome de Chica, passava os dias com a barriga crescendo, e o estudante relatou que pôde ver os filhotes se mexendo dentro da leitoa. Assim, nasceram cinco filhotes, três machos e duas fêmeas. O relato do aluno segue explicando a experiência.

“Eu, como mestre, aproveitando esse momento, fiz um planejamento e trabalhei com todos os alunos do 2º ano C. Aprtoveitando o conhecimento que o aluno Marcelo passou, pedi que os alunos fizessem um desenho bem ilustrado e pintassem. São animais vertebrados, cobertos de pêlos, quando são pequenos mama”, complementa a professora. Ainda, a professora traz características acerca dos animais.

Por fim, Luiza aponta que o projeto foi interessante aos alunos, pois se trata de algo do dia a dia. Foram trabalhados cuidados com os animais, seres vivos e não vivos, classificação dos animais, quantidades, tamanhos, peso, medidas de capacidade, substantivo próprio, rimas e versos, caça-palavras, situações-problema, sinônimos e antônimos, feminino e masculino, além da ortografia.

“A BNCC estimula a vivência dos conceitos pelos alunos, contemplando assim a habilidade (que) ajuda a estimular a coordenação motora, desenvolvendo a criatividade e responsabilidade com a equipe com relação às particularidades e personalidades de cada colega. Esse projeto foi muito motivador e de muita participação de todos os alunos. Foi trabalhada a leitura com motivação e raciocínio lógico”, conclui a professora.

Confira o relato completo, com a histórias dos leitõezinhos, no blog escolar da Escola São Bento. Clique aqui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE