Folclore vira livro e produções em Teixeira Soares | aRede
PUBLICIDADE

Folclore vira livro e produções em Teixeira Soares

Sala multisseriada da Escola Rural Otávio Levandoski desenvolveu amplo projeto abordando o tema, de forma interdisciplinar e com vários materiais produzidos

VÍDEO
| Autor:

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Sala multisseriada da Escola Rural Otávio Levandoski desenvolveu amplo projeto abordando o tema, de forma interdisciplinar e com vários materiais produzidos

A sala multisseriada da Escola Rural Municipal Otávio Levandoski em Teixeira Soares desenvolveu um amplo projeto de resgate de valores com o tema folclore. A turma é composta com alunos de 1º, 3º, 4º e 5º anos, com a regência das professoras Veridiana do Nascimento Ferraz, que relatou o trabalho, e Aliana Belinoski.

“O projeto iniciou-se com um diálogo sobre o significado da palavra ‘folclore’. Posteriormente, na aula de Artes, houve a roda de conversa onde cada aluno compartilhou histórias presenciadas por eles ou herdades de seus familiares sobre personagens folclóricos, de mitos e lendas da região”, destaca a docente.

Veridiana elenca que as atividades foram realizadas com pesquisas sobre: personagens do folclore brasileiro, comidas típicas de cada região, danças, parlendas, trava-línguas, ditados populares, lendas, mitos e leituras de textos que fizeram parte da criação de um livro da turma, reunindo todos os materiais que foram trabalhados. O nome escolhido para a obra foi: História do Folclore Brasileiro.

“Em atividade interdisciplinar de Artes, Educação Física e Língua Portuguesa, foi aplicada uma atividade de pesquisa em âmbito familiar, onde os alunos conversaram com familiares sobre as lendas. Após escolher o material recolhido, fizeram o relato por escrito em forma de texto e ilustração, apresentando em sala de aula para todos os colegas e professoras. Também, pesquisaram os brinquedos e brincadeiras antigos, sendo posteriormente trabalhado com os alunos”, complementa a professora.

Ainda, houve a montagem de um painel externo da escola. “Os alunos, organizados em grupos, realizaram a pintura de alguns personagens do folclore em papel kraft, utilizando para a pintura tinta guache em base TNT com acabamentos em EVA. Para a montagem, os alunos auxiliaram na distribuição dos personagens e retoques finais. O intuito do projeto foi resgatar valores da história local, costumes e memórias de seus familiares, ampliando seus conceitos de cultura”, conclui Veridiana.

Confira o trabalho completo, com todos os registros, no blog escolar da Escola Rural Otávio Levandoski. Clique aqui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE