Língua espanhola é destaque no Colégio Integração | aRede
PUBLICIDADE

Língua espanhola é destaque no Colégio Integração

<b style="font-family: &quot;Titillium Lt&quot;; color: rgb(0, 0, 0);">Instituição de ensino ponta-grossense desenvolve trabalho interdisciplinar com o segundo idioma mais falado do mundo, abrangendo alunos e professores</b>

Imagem ilustrativa da imagem Língua espanhola é destaque no Colégio Integração
-

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Instituição de ensino ponta-grossense desenvolve trabalho interdisciplinar com o segundo idioma mais falado do mundo, abrangendo alunos e professores

O Colégio Integração de Ponta Grossa, que leva a todas às turmas o ensino e aprendizado da língua inglesa, possui um método similar com o idioma espanhol. A professora Mariane Carbonar e a coordenadora Amanda Weridyana Uller destacam as principais ações da instituição de ensino nesse sentido.

“É de grande importância ressaltar que a língua espanhola é classificada como sendo a segunda língua mais falado no mundo, por número de habitantes, ficando atrás do chinês. E, na parte da comunicação internacional, perde para o inglês. Mesmo assim é classificada como fundamental para os aspectos da cultura, negócios e/ou setor financeiro e político, tendo uma posição determinante no cenário mundial”, destaca o relato das educadoras.

Mariane e Amanda apontam: dados como esse direcionam e despertam o interesse das pessoas em aprender o idioma - e, muito se deve ao espanhol ser próximo do poruguês, o que faz com que vários brasileiros optem por dominar a língua. Nesse sentido que o Colégio Integração vem desenvolvendo um trabalho didático junto aos alunos de diferentes turmas, conforme explicam as educadoras.

“Por exemplo: as turmas dos terceiros anos A e B do Ensino Fundamental I desenvolveram um trabalho para oportunizar um maior contato com informações culturais dos países hispanofalantes. O trabalho foi elaborado porque acreditamos que, além dos conhecimentos linguísticos sobre uma segunda língua, também é de extrema importância que os discentes saibam reconhecer as peculiaridades de cada país estudado”, contam Amanda e Mariane.

Esse trabalho possibilita que se adquira conhecimento, relacionados às diversidades e hibridismos culturais - tanto na língua materna, como no idioma proposto. “Como metodologia, os estudantes foram orientados a fazer uma pesquisa prévio sobre algum país que tivesse como língua oficial o espanhol”, complementam a professora e coordenadora sobre o tema.

“Num segundo momento, a professora de língua estrangeira, Mariane Carbonar, juntamente com as professoras regentes das turmas do 3ºA e B, Adriane Alves e Renata Franco, respectivamente, convidaram os alunos a se dirigirem até a sala de artes do Colégio Integração para que criassem um ‘varal das bandeiras’, dos países hispanofalantes presentes na América do Sul”, diz o relato.

Esse trabalho serviu de forma interdisciplinar, unindo as disciplinas de Artes, História, Geografia e Língua Portuguesa. Na parte artística, os alunos tinham à disposição, além das bandeiras dos países, diversos materiais - entre eles retalhos de E.V.A, colas coloridas, pincéis, glitteres, tintas e materiais recicláveis. Para concluir, Amanda e Mariane apontam os ganhos da atividade.

“Como resultados pudemos prestigiar, além de um conhecimento mais enfático sobre o conteúdo e um maior interesse por parte dos alunos pela disciplina, uma troca de experiências sobre os países pesquisas, uma livre expressão por meio das manifestações artísticas na confecção de bandeiras. Pode-se perceber que através de uma proposta lúdica para o aprendizado da Língua Estrangeira (espanhol), o aprendizado se torna mais prazeroso, havendo fixação do conteúdo abordado”, conclui o relato das educadoras.

Confira na íntegra o relato de Mariane e Amanda no blog escolar do Colégio Integração. Clique aqui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE