Jogos possibilitam diversão e aprendizado no intervalo escolar | aRede
PUBLICIDADE

Jogos possibilitam diversão e aprendizado no intervalo escolar

<b style="font-family: &quot;Titillium Lt&quot;; color: rgb(0, 0, 0);">Proposta foi desenvolvida na Escola Prefeito Coronel Cláudio Gonçalves em Ponta Grossa. Professora do 3ºC elenca ganhos com a dinâmica</b>

Imagem ilustrativa da imagem Jogos possibilitam diversão e aprendizado no intervalo escolar
-

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Proposta foi desenvolvida na Escola Prefeito Coronel Cláudio Gonçalves em Ponta Grossa. Professora do 3ºC elenca ganhos com a dinâmica

O intervalo escolar da Escola Municipal Prefeito Coronel Cláudio Gonçalves Guimarães, em Ponta Grossa, busca unir diversão e conhecimento. É isso que destaca a professora do 3ºC da instituição de ensino, Luzia de Fátima Medeiros de Carvalho, que apontou como são desenvolvidas as atividades durante esse período diário.

“O momento do intervalo é importante para descontrair e aprender, e o melhor caminho são brincadeiras dirigidas ou jogos para que todos participem e possam, através deste momento de brincadeira e descontração, aprender e desenvolver habilidades, sejam estas de coordenação corporal, raciocínio, memorização ou percepção visual”, aponta a docente.

Luzia também elenca que os jogos trabalham o raciocínio, colaboração, regras, respeito com adversários e companheiros de partida, onde muitos destes recursos são confeccionados pelos próprios estudantes. Assim, aprendem a jogar, leem as regras, combinando e respeitando a ordem de cada brincadeira.

“Esses intervalos são interdisciplinares envolvendo a leitura, compreensão e interpretação, matemática com cálculos, escrita para eventuais registros, coordenação, percepção, movimentos, memória e respeito pelo outro. O prazer do brincar e cantar memorizando repertórios que constituem o patrimônio cultural não tem idade cronológica definida”, comenta a docente.

Entre as atividades lúdicas da instituição de ensino estão o quebra-cabeça, sudoku, jogo do Boole, cantigas de rodas e parlendas com gestos e movimentos. “Pular elástico ou corda são estratégia metodológicas para desenvolver a interação com os colegas, estabelecendo parcerias cooperativas entre os alunos e, utilizando de estratégias cognitivas, desenvolvem-se o conhecimento associado ao pensamento e a linguagem”, diz Luzia.

“Os alunos hoje são normalmente agitados e com grande potencial. Envolver toda a turma em brincadeiras e cantigas de roda é desafiante, precisa muita persistência e combinados para que todos participem. Isso tem sido bastante positivo, os alunos estão mais atentos para seguir comandos, participativos e interagindo no grupo como um todo, com respeito mútuo”, conclui a professora.

Confira a atividade completa no blog escolar da Escola Prefeito Coronel Cláudio Gonçalves Guimarães. Clique aqui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE