PUBLICIDADE

Acesso do Operário é tema de aula em turma de Jaguariaíva

Alunos do 5ºA da Escola José Pedro Cleto desenvolveram ampla atividade com notícias sobre o time de Ponta Grossa. Estudantes dão opinião sobre meninas jogarem futebol. Confira.

Imagem ilustrativa da imagem Acesso do Operário é tema de aula em turma de Jaguariaíva

Dhiego Tchmolo

@Siga-me

Alunos do 5ºA da Escola José Pedro Cleto desenvolveram ampla atividade com notícias sobre o time de Ponta Grossa. Estudantes dão opinião sobre meninas jogarem futebol. Confira.

O futebol é o esporte mais popular do Brasil. Com o acesso do Operário Ferroviário à Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro a região dos Campos Gerais comemorou a importância de ter um clube entre os 40 principais do país. E no 5ºA da Escola José Pedro Cleto, em Jaguariaíva, o tema despertou curiosidade e teve ótima receptividade dos alunos.

As atividades foram coordenadas pela professora da classe, Luciana Freitas, e contaram com exemplares do Jornal da Manhã. “Antes de apresentar o jornal à turma, observei que ele trazia muitas informações sobre o time de Ponta Grossa, o Operário. Então, escolhi esse tema, muito falado entre os meninos”, conta a professora.

Luciana explica que a equipe de futebol feminino, que também está se destacando, ajudou a incorporar no interessante das meninas, abarcando todos os alunos junto à atividade. “Lemos a reportagem que, por sinal, estava em destaque no jornal. Quando os meninos viram o tema escolhido, festejaram”, aponta a docente.

Na sequência houve a leitura, estudo do significado das palavras e uma criação que definia o que era futebol na visão de cada um dos alunos. “Após o cartaz completo, observei que eles estavam interessados no tema. Em seguida, apresentei um cartaz contendo frases sobre futebol e pedi que desenhassem uma bola e pintassem a seu gosto”, explana Luciana.

“Fizemos também uma tabela e um gráfico contendo o resultado da votação dos alunos em seu esporte favorito. Tivemos uma conversa animada sobre times de futebol e eles participaram com muito entusiasmo. Comentei sobre meninas que gostam de futebol e sobre o time feminino, onde citaram inclusive o nome da jogada Marta”, completa a professora.

Para concluir, houve a apresentação do emblema do Operário conversas sobre o time e a separação de grupos entre meninos e meninas, para cada um criar um emblema e ficha informativa. “Também pintaram imagens de meninas jogando bola e colaram em um cartaz. Fizeram uma entrevista com uma pessoa de sua casa, sendo perguntas relacionadas a futebol”, finaliza Luciana.

No blog escolar da Escola José Pedro Cleto você pode ver a atividade completa, com todas as fotos e vídeos da produção. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE