PUBLICIDADE

Alunos fazem roupas com materiais recicláveis

Repensar, reduzir, recusar, reutilizar e reciclar: a proposta de conscientizar sobre os danos do desperdício e falta de reciclagem na Escola Rural Municipal Professora Dolores Mendes Galvão.

Cada aluno desenvolveu uma roupa diferente
Cada aluno desenvolveu uma roupa diferente -

Dhiego Tchmolo

@Siga-me

Repensar, reduzir, recusar, reutilizar e reciclar: a proposta de conscientizar sobre os danos do desperdício e falta de reciclagem na Escola Rural Municipal Professora Dolores Mendes Galvão.

A reciclagem é um assunto recente na história humana, onde as pessoas viram a necessidade de buscar soluções que diminuam o acúmulo de lixo, que cada vez mais cresce, bem como a extração cada vez menor dos recursos do planeta, diminuindo a possibilidade de escassez de determinados elementos. Estas propostas vêm crescendo, sendo desenvolvidas nas escolas para criar uma consciência sobre os problemas que o desperdício causa nos níveis sociais.

Os alunos do 5º ano A da Escola Rural Municipal Professora Dolores Mendes Galvão, coordenados pela professora Samira, aderiram a ideia e colocaram em prática através de uma atividade envolvendo a reciclagem. “(O trabalho visava) a necessidade para conscientização dos educandos e comunidade escolar em saber reutilizaram os materiais descartáveis que usamos em nosso cotidiano”, aponta a professora Karin Stadler.

A atividade foi desenvolvida em aulas de Artes, onde a docente lançou alguns desafios para seus alunos: eles teriam a incumbência de confeccionar peças de roupas com materiais recicláveis com a ajuda dos pais e responsáveis, envolvendo a família na produção proposta. “Num próximo momento, essas peças seriam apresentadas para os demais da escola e para seus familiares em um desfile organizado pela professora na escola”, relata Karin.

“Durante o desfile a professora Samira foi explicando sobre a peça confeccionada, o material utilizado por cada estilista. Também intercalou algumas informações sobre o tempo que alguns objetos levam para se decompor no ambiente quando são descartados inadequadamente na natureza e causando prejuízos para o meio ambiente, para a sociedade toda”, completa a professora.

Relevância social

O projeto buscou mostrar a importância que a reciclagem tem não apenas para o meio-ambiente, mas como ela pode afetar positivamente as relações entre os próprios homens. Foi assim que Samira questionou seus alunos: ‘Qual é a real importância da reciclagem para a sociedade’. Assim, os estudantes, além de fabricarem peças recicladas, ainda puderam refletir sobre o assunto.

“Por isso, com iniciativas como essa da professora, estamos realizando ações para conscientizar os alunos e seus familiares, a comunidade, a terem uma atitude mais sustentável e aderirem ao processo, como a coleta seletiva e reciclagem artesanal, sendo que o caminhão coletor de lixo passa fazendo a coleta na comunidade”, conclui Karin.

Finalizando as atividades, foi trabalhado o valor de separar corretamente os materiais recicláveis e os cuidados com o espaço em que vivemos. A sugestão foi da adoção dos cinco ‘R’s: repensar, reduzir, recusar, reutilizar e reciclar. Com esta proposta, os efeitos do desperdício podem diminuir passo a passo, poupando energia do planeta e causando menos preocupações as próximas gerações.

Clicando aqui você tem acesso ao relatório da professora Karin Stadler e toda a galeria de fotos do projeto desenvolvido na Escola Rural Municipal Professora Dolores Mendes Galvão.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE