Visita na Câmara de Carambeí elucida função dos vereadores | aRede
PUBLICIDADE

Visita na Câmara de Carambeí elucida função dos vereadores

Alunos do quinto ano da Escola Rural Santa Cruz, após estudos prévios em sala de aula, puderam compreender conceitos sobre o Legislativo e levar cartas com reinvindicações

Registros mostram visita na Câmara de Carambeí
Registros mostram visita na Câmara de Carambeí -

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Alunos do quinto ano da Escola Rural Santa Cruz, após estudos prévios em sala de aula, puderam compreender conceitos sobre o Legislativo e levar cartas com reinvindicações

O 5º ano da Escola Rural Municipal Santa Cruz, em Carambeí, sob coordenação da professora Carolline Marcos da Silva, pode conhecer na prática a função dos vereadores, em uma aula presencial. A docente destaca os principais pontos do trabalho que teve início com vídeos em sala abordando a função dos legisladores e prefeitos, além de uma discussão sobre a função destes atores políticos e as melhorias a serem cobradas na cidade, bairro ou escola.

“(No) segundo momento, cada aluno teve como tarefa elaborar uma carta a eles sobre as melhorias que eles acham que precisa ser realizadas em nossa cidade, bairro ou escola. Após a entrega das cartas, elas foram corrigidas e feitas a impressão delas para entrega aos vereadores”, aponta a educadora, que teve o trabalho conjunto da professora de História e Geografia, Fernanda Roberta Koczyla.

Segundo Carolline, a colega abordou temáticas em suas aulas como os serviços públicos que os cidadãos têm direito no seu município, como a segurança, educação, saúde, lazer, transporte iluminação, entre outros. Um dos pontos abordados junto à turma era se eles s alunos tinham acesso aos determinados serviços – ou como poderiam ser obtidos. Com esse contexto, explica a professora, houve a explicação da função dos vereadores como Poder Legislativo, além da prefeita de Carambeí, como Executivo.

“Por fim, a professora falou sobre o voto consciente e que, como cidadãos, devemos cobrar melhorias ao nosso município, mesmo que sejam crianças, pois esses serão o futuro da nossa nação. E, para finalizar essa temática, fomos a campo com a visita à Câmara de Vereadores de Carambeí. Os alunos conheceram o Plenário, a galeria de fotos dos vereadores e dos presidentes, passando também pelos departamentos e gabinetes, e encontrando alguns vereadores como Paulo Valenga, Ilson Caninana e Deleon Betim”, complementa a docente.

Outro ponto foi a explanação da servidora Maria Luiza Taques sobre questões como poderes de governo, processo legislativo e parlamento jovem. A educadora cita que os alunos, ainda, participaram da 3ª reunião extraordinária, o que os ajudou a viver na prática como funcionam sessões e trabalhos dos vereadores. No final, os alunos entregaram as cartas com reinvidicações ao presidente da Câmara, Elio Ratinho, que solicitou a leitura de um dos materiais – que teve Natalia Wrobel como escolhida.

“Concluímos essa temática da melhor maneira possível, sendo vivenciado na prática toda a teoria. Nossos alunos ficaram encantados com o passeio, afinal apenas um aluno conhecia a Câmara. Fomos todos muito bem recepcionados, agradeço a imensa oportunidade de dar voz aos nossos alunos”, conclui Carolline.

Acesse o blog escolar da Escola Rural Santa Cruz clicando aqui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE