N5 Neurologia explica cuidados importantes com a epilepsia | aRede
PUBLICIDADE

N5 Neurologia explica cuidados importantes com a epilepsia

Doença precisa de atenção e de tratamentos adequados; nos Campos Gerais, a 'Clínica N5' é referência nesse tipo de atendimento

Clínica N5 fica na região central de Ponta Grossa e é referência de qualidade.
Clínica N5 fica na região central de Ponta Grossa e é referência de qualidade. -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Recentemente foi celebrado o 'Dia Mundial da Epilepsia', com o objetivo de conscientizar toda a população sobre a doença, além dos cuidados necessários que precisam ter sobre o distúrbio cerebral. Tema ainda desconhecido por muitos, a Clínica N5, centro de excelência em Neurologia em Ponta Grossa, traz mais detalhes sobre o assunto e a importância de conscientizar toda a comunidade. 

A epilepsia é uma doença definida como distúrbio cerebral caracterizado pela predisposição de ocasionar crises epilépticas recorrentes e espontâneas. Trata-se de uma doença relacionada a inúmeras consequências cognitivas, psicológicas e sociais. Portanto, a avaliação de um paciente com epilepsia visa a tratar não apenas o controle das crises, mas também todos os distúrbios dela recorrente. 

Estima-se atualmente que 2-3% da população sofrem com epilepsia. Ocorre em qualquer idade e pode se caracterizar com uma variedade de apresentações e etiologias. Destas, cerca de 70% apresentam bom controle das crises epilépticas por medicação. 

Manifestações e causas

Segundo a Clínica N5, todo paciente com suspeita de crise convulsiva não induzida deve ser avaliado pelo médico Neurologista ou Neurocirurgião - nesse caso, um trabalho realizado como a da 'N5 Neurologia'. É importante a classificação adequada de acordo com o tipo de crise, epilepsia e síndrome epiléptica. A classificação correta auxilia na escolha do tratamento antiepiléptico adequado. 

Nem toda crise convulsiva é definida como epilepsia. Existem várias causas que podem induzir crise convulsiva e, nesses casos, o tratamento deve ser direcionado para etiologia de base. Dentro das possíveis causas de crises convulsivas isoladas incluímos abstinência alcoólica, retirada abrupta de medicamentos, uso de medicamentos que reduzem limiar convulsivo e alterações metabólicas (hipoglicemia, infecções, insuficiência renal, entre outros). 

Clinicamente, o paciente com epilepsia pode se manifestar com crises focais, generalizadas, ambas ou desconhecidas. O registro e descrição dos sintomas é importante para instituição do tratamento adequado. Recomenda-se que todo paciente com epilepsia esteja acompanhado por um familiar que já presenciou as crises epilépticas na primeira consulta com médico especialista. 

Existem diversas causas de epilepsia, entre as mais comuns estão as alterações estruturais como AVC prévio, tumor de sistema nervoso central, hemorragias intracerebrais e manipulações cirúrgicas prévias.  Outras possíveis causas incluem genética, infecciosas, imunológicas e desconhecidas. 

Diagnóstico

Conforme a Clínica N5, o diagnóstico do tipo crise, epilepsia e síndrome epiléptica deve ser realizado de preferência por um médico especialista como Neurologista e Neurocirurgião - na 'N5', os profissionais são de alta qualidade, colocando a clínica como referência em Ponta Grossa e região dos Campos Gerais.

O diagnóstico completo é clínico através da história e exame físico. Para auxílio, a Clínica N5 tem exames complementares como Eletroencefalograma e exame de imagem (tomografia ou ressonância de cranio). 

Formas de tratamento

O tratamento da epilepsia visa o controle das crises epilépticas assim como das comorbidades associadas. Atualmente existem novas medicações antiepilépticas que propiciam melhor controle sintomático das crises epilépticas. Mesmo assim, alguns pacientes necessitarão de mais de uma medicação antiepilética e em dose otimizada para controle total ou parcial dos sintomas. 

De acordo com a Clínica N5, o tratamento deve ser individualizado para cada paciente, assim como as medicações de escolha devem ser indicadas adequadamente para o tipo de crise e epilepsia que o paciente possui.

O tratamento cirúrgico tem indicação específica e necessita de uma avaliação multidisciplinar. A cirurgia visa a eliminar/reduzir as crises, melhorar a qualidade de vida, desenvolvimento neuropsicomotor e cognitiva. A indicação precisa, assim como avaliação dos critérios necessários, podem ser melhor avaliados pelo médico assistente. 

Prognóstico

A epilepsia é uma doença que acarreta inúmeros prejuízos na vida do paciente. Aumenta o risco de acidentes domésticos, automobilísticos e até mesmo morte súbita. Está muito relacionada com a redução dos anos de produtividade de um paciente. Por isso a importância de um dia mundial de conscientização. 

Todo paciente com epilepsia deverá manter seguimento contínuo com especialista adequado. 

Algumas dicas

Quando visualizamos alguém sofrendo uma crise epiléptica, é preciso tomar alguns cuidados:

- Não deve introduzir dedos e objetos na boca do paciente;

- Não tentar cessar os movimentos anormais;

- Não oferecer nada para o paciente ingerir;

- Devemos deitar o paciente e apoiar a cabeça sobre uma superfície confortável;

- Chamar ajuda se as crises são recorrentes ou de longa duração.

Clínica N5

Referência em toda a região dos Campos Gerais, a 'N5' possui uma equipe multidisciplinar, com profissionais de qualificação reconhecida nacional e internacionalmente. "Nossa equipe tem uma grande capacidade de atuação, seja de forma global ou dentro das áreas específicas da neurologia. Todos são altamente preparados”, reforça o neurologista Eduardo Borba.

Para conhecer mais sobre o trabalho desenvolvido pelos profissionais da N5 Neurologia, e até mesmo agendar uma consulta, você pode entrar em contato pelos telefones (42) 3224-9708, (42) 99121-2510 ou (42) 99137-3743. Além disso, é possível acessar o site da clínica aqui e conhecer mais o trabalho do centro de excelência.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE