Crep apresenta projeto de atendimentos de equoterapia em Ponta Grossa
Representante da instituição destacou a interrupção das atividades por falta de recursos e pediu apoio para retomar os serviços que já atenderam mais de 500 famílias desde 2006

A Câmara Municipal de Ponta Grossa (CMPG) recebeu, nesta quarta-feira (04), Mary Ster Ranzani, representante do Centro de Reabilitação e Equoterapia Pontagrossense (Crep). Ela utilizou a Tribuna Livre para apresentar o trabalho da instituição e um novo projeto de atendimento. Durante a fala, ela destacou que as atividades estão paralisadas por falta de recursos financeiros e pediu apoio do poder público para retomar os serviços.
Mary Ster explicou que o Crep desenvolveu atividades por quase 20 anos em uma chácara de Ponta Grossa. O trabalho contava com uma equipe interdisciplinar formada por fisioterapeutas, psicólogos, educadores físicos e outros profissionais, que atuavam de forma voluntária. A instituição, no entanto, precisou interromper os atendimentos por não conseguir manter os custos da estrutura.
Desde 2006, o centro já atendeu mais de 500 famílias de Ponta Grossa e região. Segundo a representante, a paralisação deixou mais de 100 pessoas sem assistência e ampliou a lista de espera por atendimento.
Durante a apresentação, Mary Ster também exibiu um vídeo com registros das atividades realizadas pelo Crep. Um dos casos apresentados foi o de um praticante com encefalopatia crônica não progressiva, também conhecida como paralisia cerebral. Segundo ela, o paciente passou por diferentes etapas do tratamento e apresentou avanços ao longo do acompanhamento.
A representante ressaltou que a equoterapia exige a participação de uma equipe multiprofissional, com profissionais responsáveis pela condução do cavalo, acompanhamento fisioterapêutico e suporte terapêutico. O método utiliza o cavalo como recurso para estimular o desenvolvimento físico, psicológico e social de pessoas com deficiência ou necessidades específicas.
Na Tribuna Livre, Mary Ster apresentou uma proposta de reorganização da instituição, que prevê a atuação em cinco núcleos: Equoterapia, Saúde Integrada, Educação Terapêutica, Rural Terapêutico e Luto Sênior. A iniciativa pretende ampliar os serviços oferecidos, com atividades voltadas à reabilitação física, neurológica e emocional, educação, inclusão e atendimento à população idosa.
O projeto conta com uma equipe prevista de aproximadamente 60 profissionais e voluntários. Entre as atividades planejadas estão atendimentos de equoterapia, acompanhamento terapêutico, ações educacionais e iniciativas de acolhimento para idosos.
A proposta também prevê diferentes modalidades de equoterapia, como hipoterapia, educação e reeducação e práticas pré-esportivas. Nesta última etapa, os participantes podem desenvolver habilidades para participar de atividades e competições.
Ao encerrar a apresentação, Mary Ster reforçou que a instituição busca apoio para viabilizar a retomada dos atendimentos. Ela explicou que, na experiência anterior, a equipe iniciou as atividades antes de conseguir garantir recursos suficientes para manter a estrutura. “Hoje a gente vem diferente, pedindo ajuda, tanto da equipe quanto de vocês”, afirmou.
A representante também destacou que o Crep possui título de Utilidade Pública Municipal desde 2012. A instituição busca apoio para estruturar o novo projeto e voltar a atender pessoas que dependem dos serviços de reabilitação e acolhimento.
Com informações da CMPG.



