UEPG promove simpósio sobre prevenção de doenças cardiovasculares
Evento reuniu acadêmicos e especialistas para discutir estratégias de prevenção de doenças cardiovasculares, com foco no controle do colesterol, na alimentação saudável e na prática de exercícios físicos.

A Universidade Estadual de Ponta Grossa realizou, em 29 de setembro, a quinta edição do Simpósio Dia Mundial do Coração. O evento reuniu acadêmicos do curso de Medicina no auditório do Campus Oficinas, no Edifício Fausi Azis Chagury, para discutir a prevenção de doenças cardiovasculares, com foco na doença aterosclerótica, caracterizada pelo acúmulo de placas de gordura nas paredes das artérias.
Coordenado pelo médico cardiologista e professor da UEPG Mário Claudio Soares Sturzeneker, o simpósio destacou a importância da conscientização e da adoção de hábitos saudáveis. O Dia Mundial do Coração foi criado em 1999 pela Federação Mundial do Coração, em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS), com o objetivo de alertar a população sobre as doenças cardiovasculares, que estão entre as principais causas de morte no mundo.
A programação contou com três palestras, seguidas de uma discussão sobre os temas apresentados. A médica Sarah Fagundes Grobe, presidente do Departamento de Cardiologia da Mulher do Paraná e professora da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), abordou a relação entre colesterol e prevenção cardiovascular, com ênfase no LDL-c, conhecido como “colesterol ruim”.
Segundo Sarah, a redução dos níveis de LDL-c é uma das principais estratégias para prevenir doenças cardiovasculares, especialmente entre pessoas com maior risco ou que já apresentam alguma condição cardiovascular. A médica também ressaltou que a avaliação deve considerar o risco global de cada paciente, com metas individualizadas e a combinação de mudanças no estilo de vida e tratamento medicamentoso, quando necessário.
As outras palestras trataram da adoção de hábitos alimentares saudáveis e da prescrição de atividades físicas para promover a saúde cardiovascular. Os temas foram apresentados pela nutricionista clínica Gisane Biacchi Gomes e pelo professor do Departamento de Educação Física da UEPG Nilo Okuno, respectivamente. Os professores Gonçalo Cassins Moreira do Carmo e Gerusa Clazer Halila Possagno atuaram como moderadores da mesa de discussão.
De acordo com Sturzeneker, a programação continuou em 30 de setembro, quando acadêmicos dos departamentos de Medicina e Farmácia e um doutorando da universidade apresentaram nove trabalhos livres relacionados à área cardiovascular.
Resumo
Simpósio na UEPG: A quinta edição do Simpósio Dia Mundial do Coração reuniu acadêmicos de Medicina em Ponta Grossa para discutir a prevenção de doenças cardiovasculares.
Prevenção e saúde: As palestras abordaram a importância do controle do colesterol LDL, da alimentação saudável e da prática de atividades físicas para reduzir os riscos de doenças cardíacas.
Apresentação de trabalhos: A programação também contou com a apresentação de nove trabalhos científicos por acadêmicos de Medicina e Farmácia e um doutorando da UEPG.
Com informações das Assessorias.



