Sessão sobre tombamentos de igrejas em PG é suspensa após protestos | aRede
PUBLICIDADE

Sessão sobre tombamentos de igrejas em PG é suspensa após protestos

A sessão que estava marcada para esta terça-feira precisou ser suspensa por falta de espaço e segurança para os presentes

A sessão que estava marcada para esta terça-feira precisou ser suspensa por falta de espaço e segurança para os presentes
A sessão que estava marcada para esta terça-feira precisou ser suspensa por falta de espaço e segurança para os presentes -

André Ribeiro

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A sessão sobre tombamentos de igrejas em Ponta Grossa, que estava marcada para esta terça-feira (13) às 18h30, no Cine Teatro Ópera, foi suspensa após protestos da população. Supostamente o motivo para o cancelamento foi a falta de espaço e segurança para os presentes no local.

A reunião tinha sido chamada para discutir o tombamento de seis igrejas católicas bem conhecidas na cidade. Porém, uma multidão de fiéis lotou o Cine-Teatro Ópera para protestar contra a decisão da Prefeitura, deixando o clima tenso e impedindo que a conversa acontecesse.

As igrejas que estão nessa lista são a Catedral Sant’Ana, a Igreja São Sebastião, a Igreja Nossa Senhora do Rosário, a Igreja Sagrado Coração de Jesus (os Padres Polacos), a Igreja São José e a Igreja Senhor Bom Jesus (lá na Fazenda Santa Cruz).

O povo foi em peso para o protesto depois que a Diocese de Ponta Grossa soltou uma nota no último sábado (10), assinada pelo bispo Dom Bruno Elizeu Versari. Na nota, o bispo deixou claro que era contra a forma como o projeto estava sendo feito e chamou os católicos para irem ao teatro marcar presença.

Segundo Dom Bruno, as igrejas não são só prédios históricos, mas sim lugares vivos de fé, mantidos pela própria comunidade. A Igreja defende que o poder público precisa respeitar a liberdade de culto e não mandar na gestão dos imóveis.

Com o cancelamento da reunião no Ópera, a discussão sobre o tombamento das igrejas continua sem solução e ainda não há uma nova data para o encontro.

RESUMO

Sessão suspensa por protestos: A reunião pública sobre o tombamento de igrejas em Ponta Grossa foi cancelada no Cine-Teatro Ópera devido ao excesso de fiéis, clima de tensão e falta de espaço e segurança.

Mobilização da Diocese e dos fiéis: Os protestos ganharam força após uma nota do bispo Dom Bruno Elizeu Versari criticando o projeto da Prefeitura e convocando a comunidade católica em defesa da autonomia das igrejas.

Igrejas afetadas e impasse: A proposta abrange seis templos históricos (incluindo a Catedral Sant’Ana e os Padres Polacos), e o debate sobre o tema segue sem nova data definida.

CONTEÚDO DE MARCA

PUBLICIDADE