Novas placas com QR Code ampliam acesso ao patrimônio cultural de PG
O sistema já demonstra o interesse da população por esse conteúdo. Atualmente, o site registra uma média de 9 mil acessos mensais provenientes das placas instaladas anteriormente

A Secretaria Municipal de Cultura de Ponta Grossa está instalando novas placas de identificação nos bens que integram o patrimônio cultural do município. Ao todo, cerca de 150 novas placas serão colocadas em diferentes pontos da cidade, substituindo as antigas sinalizações e ampliando o acesso da população às informações sobre os bens protegidos.
As novas placas contam com QR Code que direciona diretamente para o Sistema de Informações do Patrimônio Cultural, onde estão disponíveis conteúdos sobre a história dos bens, fotografias, informações sobre sua preservação e os processos de tombamento, além de dados sobre o patrimônio cultural material e imaterial de Ponta Grossa.
O sistema já demonstra o interesse da população por esse conteúdo. Atualmente, o site registra uma média de 9 mil acessos mensais provenientes das placas instaladas anteriormente. "Com a substituição e ampliação da sinalização, a expectativa é aumentar ainda mais o número de pessoas que conhecem a história dos bens tombados e salvaguardados, além de aproximar a população das informações sobre os processos de tombamento e sobre como funciona a política de preservação do patrimônio cultural na cidade", destaca o secretário municipal de Cultura, Alberto Portugal.
A iniciativa também incorpora uma nova identidade visual para o Patrimônio Cultural de Ponta Grossa. As novas placas não apresentam marcas de governo, mas a identidade própria do patrimônio, criada pelo artista Alan Rufino. O símbolo representa os espirais do tempo e tudo aquilo que, ao longo das gerações, contribui para a construção da memória.
A nova identidade será utilizada também em outras ações e produtos relacionados ao patrimônio cultural do município, como ingressos de eventos salvaguardados e produtos vinculados a manifestações e saberes tradicionais, entre eles o artesanato em palha.
Com informações da Assessoria de Imprensa.





















