Servidores pedem apoio contra redução e terceirização nas escolas municipais
O presidente do SindServ, Luiz Eduardo Pleis, participou da Tribuna Livre na Câmara Municipal de Ponta Grossa

Durante a sessão ordinária desta quarta-feira (26), na Câmara Municipal de Ponta Grossa (CMPG), o presidente do SindServ, Luiz Eduardo Pleis, participou da Tribuna Livre para apresentar demandas relacionadas às condições de trabalho dos servidores municipais e à situação das escolas da rede pública.
Ele pediu apoio dos vereadores para discutir com a Prefeitura medidas que, segundo o sindicato, têm provocado sobrecarga dos trabalhadores e problemas na estrutura das unidades escolares.
Luiz Eduardo Pleis afirmou que a situação deixou de afetar apenas os servidores públicos e passou a atingir também a comunidade escolar. Segundo ele, problemas relacionados à terceirização da merenda continuam sendo registrados nas unidades e, agora, as mudanças na limpeza também geram preocupação. “Eu estou aqui hoje como voz, não só dos servidores públicos municipais. Eu estou como voz do pai, da mãe, da criança, que está sofrendo nas nossas unidades escolares”, declarou.
De acordo com o presidente do SindServ, são 161 unidades escolares, entre escolas e CMEIs, que estariam sendo impactadas pelas mudanças. Ele criticou a falta de servidores e afirmou que trabalhadores têm acumulado funções dentro das instituições. “O maior problema enfrentado pelos trabalhadores é psicológico. É a pressão que tem no dia a dia do professor, do diretor, que está tendo que lavar a louça. Porque não tem trabalhador para fazer”, afirmou.
RESUMO
Uso da Tribuna Livre: O presidente do SindServ, Luiz Eduardo Pleis, utilizou a Tribuna Livre da Câmara Municipal de Ponta Grossa para solicitar o apoio dos vereadores na mediação de diálogos com a Prefeitura sobre a precarização das condições de trabalho nas escolas municipais.
Impacto nas Unidades Escolares: A denúncia aponta que 161 unidades (entre escolas e CMEIs) sofrem com os efeitos da falta de pessoal, terceirização da merenda e recentes mudanças na gestão dos serviços de limpeza.
Acúmulo de Funções e Desgaste Psicológico: O sindicato destacou a sobrecarga e o aumento da pressão psicológica sobre os profissionais (como professores e diretores), que têm sido forçados a assumir desvios de função, como a lavagem de louças, pela ausência de trabalhadores dedicados.
Com informações da assessoria de imprensa.





















